Evento tem transmissão ao vivo na web e no SL

Evento tem transmissão ao vivo na web e no SL

Nos dias 23 e 24 de março o “Serious Games Institute” promove a primeira “International IEEE Conference in Serious Games and Virtual Worlds”, com apoio da Cidade do Conhecimento e da empresa Metamidiadigital na mobilização e tradução dos trabalhos para o português. Entre os participantes, alguns dos mais importantes pesquisadores na área de jogos eletrônicos, como Edward Castronova. O evento vai congregar os mundos acadêmico, político e empresarial, com transmissão ao vivo para a web e Second Life. Em 2010, o evento ocorrerá na Universidade de Braga, em Portugal. Os temas vão do entretenimento à saúde, passando por várias aplicações na educação em geral e no ensino superior em especial.

LINK para o Auditório do Serious Games Institute

“No Brasil, o Second Life foi mais uma febre de marqueteiros, mas há pesquisadores em várias instituições de ensino que já trabalhavam com realidade virtual e jogos antes da moda. Infelizmente, ainda não temos massa crítica para um evento focado em aplicações desenvolvidas por brasileiros, mas é fundamental manter a conexão com o avanço das tecnologias de simulação audiovisual 3D nos centros mais avançados, como o Serious Games Institute”, ressalta o coordenador do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento, Gilson Schwartz, que atuou em 2007 e 2008 como Curador do Centro Cultural Bradesco no Second Life.

Para Roberto Santos, da empresa Metamidiadigital, a criatividade dos brasileiros no meio digital foi confirmada durante o período de maior visibilidade para projetos no Second Life. “Ainda há muito a desenvolver no campo dos mundos virtuais. Para quem está no mercado, a conexão com centros de pesquisa que desenvolvem e avaliam soluções inovadoras é uma questão de sobrevivência”, completa. A Metamidiadigital é parceira da Cidade do Conhecimento no design de mundos virtuais e aplicações para jogos sérios.

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Confira a programação do evento:

23 de Março de 2009

9:00 – 9:30 Inscrições
9:30 – 9:40 Abertura, com Sara de Freitas
9:40 – 10:40 Sessão Plenária 1: Prof. Alan Chalmers
10:40 – 11:00 Intervalo
Track 1 Educação (Full Papers)
11:00 – 11:25 Modelo Motivacional com base em Empatia para Avatares com Inteligência Artifical em Mundos Virtuais
11:25 – 11:50 Avatares Robóticos Emocionalmente Sensíveis como Personagens em Mundos Virtuais
11:50 – 12:15 Ampliando o Método de Referência para a Produção de Games: Abordagem Situacional
12:15 – 12:40 Implementação com Base em Equipes em Jogos Sérios
12:40 – 13:05 Uso de Técnicas de Representação em Jogos de Computador para Melhorar a Participação de Estudantes
13:05 – 13:30 Desenvolvimento de Metodologia de Avaliação para Aprendizado Imersivo num Mundo Virtual
13:30 – 14:30 Almoço
Track 2: Educação (Short Papers)
14:30 – 14:45 Abordagens Trans-disciplinares para desenvolver jogos sérios no Ensino Superior
14:45 – 15:00 Código Vermelho: Triagem. Ou ainda, “COgnition-based DEsign Rules Enhancing Decisionmaking TRaining In A Game Environment” (Regras de Design baseadas em Cognição para Melhorar o Treinamento em Tomada de Decisões num Ambiente Lúdico)
15:00 – 15:15 ManuBuild – Treinamento na área de construção para manufatura “Offsite”
15:15 – 15:30 Percepção de jogos no ensino superior: hábitos de jogo entre os funcionários da University do Ulster
15:30 – 15:45 Explorando Liderança em Games e Comunidades Online de Jogadores
15:45 – 16:00 Prototipagem de Jogos Sérios para treinamento de habilidades intangíveis (‘Soft Skills’)
16:00 – 16:20 Intervalo
16:20 – 16:35 Desenvolvimento de Jogo Sério para treinamento de 3D Interativo
16:35 – 16:50 O Avatar e o Jogador: Para Entender a Relação além da Tela
16:50 – 17:05 Design de um Laboratório de Criatividade Matemática para Aprendizes Contemporâneos
17:05 – 17:20 Contação de Histórias Interativa para Educação Infantil
Posters
17:20 – 17:30 Agentes e Disparadores Criativos (Creative Agents and Triggers – CAT) como método de design de jogos para comunicação na crise
17:30 – 17:40 Aprendizado Multi-modal no Second Life com “quizHUD”
17:40 – 17:50 Quadro referencial para desenvolvimento de Mundos Sociais 3D Online, Locativos e Expressivos
17:50 – 18:00 Navegação na Web Colaborativa num Mundo Virtual

24 de Março de 2009

09:00 – 10:00 Sessão Plenária 2: Prof. Steve Benford
Track 3: Ambiente e Edificações Inteligentes (Full Papers)
10:00 – 10:25 Método de Modelagem Automatizada para Múltiplos Níveis de Detalhe de Árvores em Tempo Real
10:25 – 10:50 ContextKing: Reinos Virtuais na Vida Real
10:50 – 11:10 Intervalo
11:10 – 11:35 Pesquisa sobre Atenção Visual e Jogabilidade (FPS)
11:35 – 12:00 Jogos Sérios para treinar ocupantes de um edifício em competências de segurança em incêndios
12:00 – 12:25 Prototipagem Sensível ao Contexto para Aplicações de Entretenimento Pervasivo
12:25 – 13:25 Almoço
Track 4: Saúde e Herança Cultural (Full Papers)
13:25 – 13:50 Uso de Modelagem de Tarefas no Design de Jogos Sérios para Procedimentos Médicos de Emergência
13:50 – 14:15 Jogos Sérios e Rehabilitação após Infarto
14:15 – 14:40 Jogos para Terceira Idade e Design da Interface do Usuário
14:40 – 15:05 Avaliação de um Programa de Aprendizado Imersivo
Track 5: Saúde e Herança Cultural (Short Papers)
15:05 – 15:20 Burgomaster e Pedro – Um Jogo Pervasivo Multi-Jogador para Turismo Rural
15:20 – 15:35 Ética de Máquinas para Jogatina no Metaverso: Ninguém aposta num mercado de US$24 milhões?
15:35 – 15:55 Intervalo
Track 6: Outros Tópicos (Full Papers)
15:05 – 15:20 Burgomaster e Pedro – Um Jogo Pervasivo Multi-Jogador para Turismo Rural
15:55 – 16:20 Balcões de Informações no Second Life usando tecnologias de “Instant Messaging” e “Short Messaging”
16:20 – 16:45 É papo, mas não do tipo que conhecemos: uso de VoIP para comunicação em jogos de guerra
16:45 – 17:10 Modelagem de Colisões com Veículos Rápidos em Jogos
17:10 – 17:35 Um Jogo Sério Pervasivo para Realidade Extendida
17:35 – 18:35 Sessão Plenária 3: Prof. Adrian Cheok
18:35 – 19:00 Encerramento e Prêmio para o Melhor Artigo

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