Convite para Formação Local

Convite para Formação Local

O grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento integra o Conselho de Agentes Sociais que se organiza em torno de um projeto de “arranjo criativo local” em Pinheiros, em parceria com a Associação Cidade Escola Aprendiz.

A idéia busca o desenvolvimento humano integral, na perspectiva da garantia de direitos fundamentais dos cidadãos, da ampliação do repertório sócio-cultural e do fortalecimento da capacidade associativa e de participação ativa na sociedade, a partir dos potenciais educativos que a região oferece.

Para a criação do Conselho, que considera Pinheiros como a região de atuação da Subprefeitura de Pinheiros, pretende-se reunir aproximadamente 50 membros, e que essas pessoas tenham o potencial de replicar as informações, como agentes multiplicadores. “O objetivo é reunir atores locais para construir um Plano Educativo. Convidamos pessoas estratégicas que possam replicar esses conceitos e garantir uma melhoria na qualidade de vida dos moradores da região”, explica a educadora comunitária do Aprendiz, Roberta Oliveira.

Segundo a proposta, o Conselho será sustentado por coletivos separados por áreas de interesse e encontros quinzenais itinerantes pelas diversas organizações participantes. O rodízio na comissão gestora é outra proposta que deverá ser aplicada nos próximos meses.

Hoje, a gestão é compartilhada pela Associação Cidade Escola Aprendiz, pelo Serviço Social da Indústria – Vila Leopoldina, pela Supervisão de Cultura da Subprefeitura de Pinheiros e pela Cidade do Conhecimento da Universidade São Paulo (USP). Ainda em 2008 será organizado um seminário para ampliar o debate e aprofundar as propostas relativas a modelos de arranjos criativos locais.

Saiba mais sobre a iniciativa no Portal Aprendiz e no wiki do projeto.