Teoria do Valor

A teoria do valor, fundamento da ciência econômica, sofreria a tal ponto o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação digitais que o próprio objeto da ciência muda de estatuto, surge um novo paradigma.

Nessa economia da informação, os mercados funcionam como sistemas de ícones, vivenciados como experiências próprias à sociedade do espetáculo mas também como novas inteligências amplificadas digital e audiovisualmente.

Tempo e espaço se organizam nos indivíduos e redes através de novos modelos de recepção que já não revelam comportamentos de um “homo oeconomicus”, a exigir uma antropologia do novo “homo iconomicus”.

A teoria do valor do ícone exige uma combinação entre modelos da economia política e hipóteses sobre o modo de articulação entre linguagens, corpos e mercados no capitalismo contemporâneo ou pós-Pós-Fordista. A criação de ícones é relevante tanto na política monetária quanto na indústria do cinema.

Pesquisa, Desenvolvimento Local e Inovação

A Cidade do Conhecimento é um software de design social, usando predominantemente código aberto, ferramentas de gestão estratégica e arquitetura orientada a serviços criado e desenvolvido pelo economista, sociólogo e jornalista Gilson Schwartz, como resultado de pesquisas realizadas no Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI-USP, 1995-1999) e no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP, 2000-2005). A gestão e licenciamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação é parte integrante do grupo de pesquisa, cujo laboratório integra a partir de 2006 o Departamento de Cinema, Rádio e TV da USP.

Inspirada nos modelos de incubação de empresas tecnológicas, a Cidade do Conhecimento é uma incubadora de redes e linguagens.
A Cidade do Conhecimento foi oficialmente instituída em agosto de 2001, certificada pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP como um Grupo de Pesquisa na Plataforma Lattes.

Visite a página da Cidade do Conhecimento no Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

Aqui serão permanentemente examinados aspectos teóricos, de pesquisa empírica, reflexões e indicações de textos, material em várias mídias e áudios de aulas do curso de pós-graduação “Economia da Informação e Novas Mídias” e, em 2007, do curso de graduação “Introdução à Iconomia”, ambos no Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP. Trechos dos seminários realizados no IEA e de outras atividades de pesquisa associadas à Cidade do Conhecimento serão gradualmente publicados também, assim como outras informações relevantes para os estudos no campo da Iconomia.

Espero promover nesses espaços a avaliação e o acompanhamento dos projetos da Cidade do Conhecimento, que evolui também como marca (portanto, ela própria se assume ícone), associando-se a outras incubadoras tecnológicas e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, formando parcerias e alianças estratégicas com empresas, instituições públicas, organizações da sociedade civil e outros grupos de pesquisa, no país e no exterior.

Gilson com R�dio Livre

Gilson Schwartz, Diretor

Cidade do Conhecimento

CTR-ECA-USP

Presidente, Comissão de Pesquisa

Departamento de Cinema, Rádio e TV

Escola de Comunicações e Artes

Universidade de São Paulo