A palavra “teoria” já vem do verbo grego para “ver”.

Ver os conceitos e verificar conceitos são atividades integradas em projetos de pesquisa-ação.

Max Weber recorria ao “tipo ideal” para nos levar a ver as realidades sociais, econômicas e políticas.

Luc Boltanski e Eve Chiapello, no livro “Le Nouvel Esprit du Capitalisme”, de 1999, trabalham com o tipo ideal “cidade por projetos”. A obra foi lida em sessões públicas, no Instituto de Estudos Avançados, ao longo do segundo semestre do ano 2000. Embora o modelo de uma rede de informação e comunicação entre universidade e sociedade já estivesse presente num projeto anterior, o portal “Brazil Investment Link”, realizado no Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI), da USP, a publicação deste livro serviu como importante referência metodológica na construção da “Cidade do Conhecimento”.

7’07” 3,26 MB – Ouça