No Centro-Oeste, a localidade escolhida foi a Aldeia São Pedro. Em 2005, a comunidade xavante passou a integrar junto a outras comunidades a Primeira Etapa, de estudos e pesquisas, de um Convênio entre a USP e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), órgão da Casa Civil da Presidência da República, voltado à experimentação de modelos de negócios indutores de processos de certificação digital.

A expedição da Cidade do Conhecimento refez o trajeto do antropólogo Claude Lévi-Strauss, fundador da Universidade de São Paulo, e foi para a região do Parabubure, Mato Grosso, realizar um trabalho de emancipação digital com os índios xavante da Aldeia São Pedro, que contou ainda com apoio da FUNAI e da FUNASA. Ainda em 2005, Lévi-Strauss recebeu do Reitor da USP o primeiro protótipo de telefone celular com toques e fundos de tela criados na aldeia. Do sertão mais profundo da nação brasileira, imagens e cantos evocam um trabalho de preservação da vida e de luta pela saúde e pela nossa memória mais ancestral.

Confira os ringtones e wallpapers criados pelos membros da Aldeia São Pedro. Os arquivos podem ser acessados pelo site e estão à venda nas principais operadoras de telefonia Celular.

Atenção: você está prestes a acessar o catálogo de conteúdo móvel da Cidade do Conhecimento – USP. Todo material disponível (imagens, áudios e vídeos) é protegido por direitos autorais e pertence às comunidades e artistas envolvidos neste projeto. O uso deste material, sem a expressa autorização da Cidade do Conhecimento, poderá trazer punições segundo a legislação vigente de proteção ao trabalho intelectual.

Ringtones – Catálogo Xavante

Animação para os Velhos (Autor: Associação Abadzinhorodzé)
Canto de Caça (Autor: Associação Abadzinhorodzé)
Danca da Cura (Autor: Associação Abadzinhorodzé)