Qual o segredo de um ótimo blog? Como se tornar conhecido na blogosfera?
Fábio Malini, professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo, deu algumas dicas aos blogueiros presentes na Campus Party nesta quarta-feira.

Para o pesquisador, o blog precisa fazer parte da constituição da vida de quem escreve.
A escrita está intimamente relacionada com a alma, as idéias, a consciência do autor, que deve escrever para ele, sem pensar em audiência – preocupação dos veículos de massa – mas mantendo uma presença pró-ativa na web.
Quem passa de perito para “personalidade da web” perde o foco, vira celebridade e não escreve, mais para si, mas para o público.

Escrever para si contribui com uma reputação positiva.
“Reputaçao é a capacidade de produção de ponto de vista e a experiência de vida do autor”. Ela cresce quando o conteúdo do blog vai de encontro ao gosto do público.

A escrita para si ajuda a criar a identidade do blog, que é a base da sua reputação. Na construção da identidade, concentrar-se em um assunto específico também é fundamental. Até porque seria cada vez menor a fronteira que separa o especialista de alguém que escreve em um blog sobre determinado assunto. O conhecimento não pode ser enclausurado, nem tampouco é estável. Os blogueiros são como guerreiros em luta contra o poder da palavra porque os blogs recusam a hierarquização, como o poder funciona.

“Somos mentes interligadas”, diz Malini. Afinal, todo blog reproduz a cultura da internet. “A ligação, a referência, a relação contínua com o outro é o que faz o blog diferente das outras publicações”, propiciando um alargamento da compreensão. Cada blog se torna mais híbrido, múltiplo, um corpo mais resistente conforme suas interconexões. “Blogueiros são pessoas motivadas pela partilha da informação, pela expressão livre e construção da reputação”.

Mas é preciso ter cuidado para onde se linka. “Só link para quem você confie”, recomenda o pesquisador. Indague-se sempre sobre o por que de estar linkando ou por que escreve sobre um assunto. “Não recomende de imediato uma notícia que tenha gostado. Pesquise, compare versões e direcione” para endereços que possam aprofundar o tema.

Os melhores posts não são aqueles que  noticiam – trabalho da imprensa – e, sim, oferece variados pontos de vista a respeito delas, as notícias. Os posts devem revelar os conflitos de interesse em torno de uma idéia ou fato. E a regra básica: “só publique o que é verdadeiro. A verdade é o limite da liberdade de expressão”.

Um post do próprio Malini explora mais as idéias da palestra “A construção da reputação, dos públicos e da moral bloqueira”, filtradas e interpretadas, em meio a variados sons da Campus Party, pela autora desse post.
Compartilhar informação, sem ponto de vista, também é válido?

Jaciara de Sá Carvalho – Grupo Nós