Cidade do Conhecimento 2.0: conheça as regras do jogo

Reforma agrária, imposto zero e domínios públicos: sobre esse tripé repousa a emergente Cidade do Conhecimento 2.0 no Second Life Pro Bono Brasil, parceria entre o grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento, do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, o iG e a Kaizen Games.

Reforma Agrária Digital

O território pro bono atende a projetos de interesse público que se proponham a legar um acervo de conhecimento de domínio público.

A Cidade do Conhecimento 2.0 ocupa uma área livre e que não paga aluguel ou qualquer outro tipo de taxa de ocupação do solo de ilhas e territórios no Second Life. Projetos pro bono incubados nessa área poderão evoluir para novos territórios com subsídios educacionais e outras formas de estímulo, parceria, patrocínio e financiamento.

Imposto Zero

Recursos captados sob qualquer forma em parceria com ações, projetos e programas da Cidade do Conhecimento 2.0 no Second Life serão isentos de recolhimento de qualquer espécie às empresas iG, Kaizen e Linden Labs. Serão integralmente reinvestidos na própria Cidade do Conehcimento 2.0 no Second Life ou em projetos associados desenvolvidos por escolas, empresas, universidades e centros de pesquisa, organizações da sociedade civil e órgãos públcos.

Coletivos Criativos (CC)

A difusão de redes digitais colaborativas marca a emergência da web 2.0 (Wikipedia, Orkut, Second Life são os exemplos mais notórios da atualidade). A área pro bono da Cidade do Conhecimento 2.0 no Second Life seguirá os padrões conhecidos como “creative commons” ou “coletivos criativos” na produção de mídia, conteúdo, tecnologia e meios de crédito e pagamento.

O que é “pro bono”

A expressão é usada no Direito para indicar a prestação de serviços solidários, sem fins lucrativos, por advogados que atendem a pessoas com menor poder aquisitivo ou a causas de interesse público. Na Cidade do Conhecimento 2.0, analogamente, princípios de distribuição, compartilhamento, criação e emancipação individual e coletiva serão pautados por projetos de interesse público, sem fins lucrativos ou em fase de incubação (por exemplo, micro e pequenas empresas digitais voltadas para metas de sustentabilidade ambiental).

A primeira obra da Cidade do Conhecimento 2.0 é um anfiteatro grego doado pela Annenberg School of Communication da University of Southern California, cujo Center on Public Diplomacy é parceiro num projeto, voltado para alunos do ensino médio, sobre fronteiras e nações nos novos domínios digitais, em parceria com a Escola de Aplicação da USP.

Entre os parceiros já confirmados em projetos na área pro bono da Cidade do Conhecimento estão a PUC-SP, a Faculdade Casper Líbero, a UnB, a Unisa, o Mackenzie e a UFMG.