O programa “Gestão de Mídias Audiovisuais – GeMA”, após aprovação no Conselho do Departamento de Cinema, Rádio e TV e depois pela Comissão de Cultura e Extensão da Escola de Comunicações e Artes – ECA segue agora para a fase final de análise, pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Outra boa notícia: o GeMA foi homologado pela ECA para figurar entre os projetos que oferecerão bolsas de graduação no programa “Aprender com Cultura e Extensão”, da Pró de Cultura e Extensão.

É o retorno da Cidade do Conhecimento, após a fase experimental no Instituto de Estudos Avançados, sob uma nova roupagem institucional, ancorada no Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA mas compondo uma tríade com laboratórios e núcleos na Faculdade de Economia e Administração e na Escola Politécnica da USP.

“Trabalhamos intensamente no design desse modelo organizacional ao longo de um período de transição de quase três anos”, explica o vice-líder do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento e professor do Departamento de Engenharia de Produção da POLI, André Leme Fleury. “O conceito de gestão de mídias como um processo de produção colaborativa de conhecimento é hoje tema importante que exige o diálogo entre todas as áreas”, completa.

O GeMA é o primeiro programa da “Cidade do Conhecimento 2.0”, nova etapa do projeto Cidade do Conhecimento anunciada em agosto de 2007, em parceria com iG, Kaizen Games, Bradesco, Agência CLick, R.epense, Garimpo de Soluções e várias outras entidades, com destaque para a Anprotec. “O projeto Cidade é uma forma inovadora de abrir alas para o desenvolvimento local de base tecnológica, com ênfase para o papel das redes digitais na gestão dessas plataformas de relacionamento”, segundo o Prof. Guilherme Ary Plonski, coordenador científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

GeMA, o módulo inicial, propõe-se a atender a jovens empreendedores, lideranças comunitárias, professores do ensino médio, técnicos e empreendedores que atuam no mercado do audiovisual digital. Retoma práticas pedagógicas inovadoras que marcaram os programas da primeira etapa de desenvolvimento da Cidade do Conhecimento, como “Educar para a Sociedade da Informação” (2001-2005) e “Gestão de Mídias Digitais” (2002-2005).

Após a fase de transição (2006-2007), em que o grupo de pesquisa “Cidade do Conhecimento” foi transferido do Instituto de Estudos Avançados para o Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA-USP e se tornou um grupo certificado na Plataforma Lattes pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, as novas atividades de cultura e extensão organizam-se como uma incubadora de empreendimentos e projetos inovadores com uso intensivo de mídias audiovisuais operadas em rede.

As pré-inscrições para o novo programa da Cidade do Conhecimento estão abertas. As inscrições serão confirmadas apenas depois que estiver concluída a tramitação de documentos, inclusive relativos a Convênios e Parcerias, como um ambiente de inovação nas formas de interação entre universidade, sociedade, Estado e mercado.

As atividades terão início no segundo semestre, após validação junto à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Novos módulos temáticos serão propostos, em fluxo contínuo, aos Conselhos Departamentais e outras instâncias de ensino, pesquisa e extensão na USP e em outras universidades, do Brasil e do exterior.

Contatos com a Coordenação do GeMA 2008 pelo email gema.cidade@gmail.com

Faça sua Pré-Inscrição!