O governo japonês tomou a iniciativa de concentrar em outubro todos os eventos ligados a cultura digital do país, atraindo a Tóquio os principais produtores, distribuidores e criadores de conteúdo da Ásia. Gilson Schwartz, coordenador do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento e professor do Depto. de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP está no Japão para acompanhar os eventos e integrar novos elementos ao programa “Gestão de Mídias Audiovisuais para o Desenvolvimento Local – GeMA”.

“Os eventos no Japão vão oferecer aos participantes do GeMA um contato diferenciado com a fronteira das tecnologias digitais em web 2.0, cinema digital, telefonia celular, TV em 3 dimensões, artes gráficas e animação”, detalha Schwartz. Uma optativa no curso de difusão cultural reunirá essas informações e orientará os líderes de projetos com foco na cultura e nos mercados asiáticos.

Entre as organizações promotoras do Festival de Conteúdo Digital do Japão estão a “Digital Contents Association of Japan – DCAJ” e o Ministério de Economia, Comércio e Indústria, visitados pelo Professor Schwartz.