A Cidade do Conhecimento surgiu como projeto-piloto no Instituto de Estudos Avançados da USP em 1999, como uma rede experimental com vocação de incubadora de projetos em rede usando midias digitais. Em 2001, o programa "Educar na Sociedade da Informação" iniciou as conexões com as escolas do ensino médio. Depois de 5 anos, a Cidade do Conhecimento atua como um colaboratório com base num grupo de pesquisa do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP (CTR-ECA-USP), integrando projetos em "hélice" orientados à interação entre a economia de mercado, o espaço público, a comunidade local, as tecnologias digitais e a gestão estratégica do conhecimento. O movimento dessa hélice de projetos (o DNA da Cidade do Conhecimento) anima o encontro entre universidade, escolas, empresas e outras organizações da sociedade civil cujo desafio comum é melhorar a qualidade de vida, colocando serviços, produtos e estilos a serviço de inovações favoráveis ao desenvolvimento humano.

Ouça