Escola de Comunicações e Artes

Cinema, Rádio e Televisão

Disciplina: CTR0716 – Introdução a Iconomia
Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Objetivos
Neste curso introdutório serão explorados indicadores como o IDH e outros (de terceira e quarta geração) associados à mensuração do desenvolvimento humano, à valoração de ativos intangíveis e de códigos estratégicos, como os softwares ditos “livres”, a genômica e as indústrias criativas. A Iconomia ou “economia de ícones” é entendida sobretudo como uma Economia Política da Sociedade do Conhecimento, um esforço que vá além da economia da informação combinando reflexões, projetos e indicadores da ciência econômica, dos sistemas audiovisuais e das tecnologias da inteligência por meio de redes digitais.

Docente(s) Responsável(eis)

Gilson Schwartz

Programa Resumido
Parte 1: Economia da Informação
– Paradigmas da Economia
– Teoria do Valor e Teoria da Informação
– O Novo Espírito do Capitalismo
– Inovação e Arranjos Comunicativos
Parte 2: Ícones e Intangíveis
– Imagens, violência e poder
– Pós-estruturalismo
– Pós-modernismo
– Marcas, consumo, desejo e cultura
Parte 3: Tecnologias da Inteligência
– Inteligência Coletiva
– Inteligência Cívica
– Emancipação Digital
– Sociedade do Espetáculo
Parte 4: Campos de aplicação e casos concretos
– Softwares livres e economia P2P
– Genômica como Ícone Cultural
– Inteligência Competitiva
– Propriedade Intelectual
– Negociações Internacionais
– Indústrias Criativas
– Indicadores, Métricas e Metodologias
– Financiamento e Desenvolvimento
– Políticas Públicas e Hélice Tripla
– Temporalidades e Desmaterializações

Programa
Informação, valor e propriedade: esses três elementos definem a fronteira do desenvolvimento humano contemporâneo, num contexto de proliferação de novos paradigmas científicos e apologia da chamada sociedade do conhecimento. Na teoria econômica, Joseph Stiglitz defende como um novo paradigma a “economia da informação”, indicando processos de criação e distribuição de valor cujos fundamentos regulatórios redefinem os limites da propriedade, com ênfase para a emergência de novos modelos de propriedade intelectual, autoria, controle e identidade. A “iconomia” explora essa fronteira entre a economia da informação e a sociedade do espetáculo, tanto conceitual quanto empiricamente, designando como “ícones” as unidades de valor cuja característica fundamental é existirem como “ativos intangíveis” (imagens, marcas, patentes, códigos, mapas e genes). O surgimento de novas métricas oferece ao “iconomista” um inédito campo de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Serão discutidos casos concretos de estratégias acadêmicas, empresariais, governamentais e não-governamentais de criação, desenvolvimento e regulação iconômica, ou seja, produção, distribuição, design e mensuração de ativos intangíveis em processos de desenvolvimento social, econômico, técnico e cultural.

Avaliação
Método
Aulas expositivas; projeção de obras audiovisuais, navegação em rede.
Critério
Participação nas aulas; realização de trabalhos práticos e/ou teóricos.
Norma de Recuperação
Entrega de trabalho escrito e/ou finalização de projeto, no prazo estipulado pelo calendário escolar.

Bibliografia

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