Play-Pets-panorama

Dia 5 de dezembro, na Sala Multimídia da Casa de Cultura Japonesa na USP, um primeiro evento sobre relações entre humanos e caninos para aprender juntos sobre ética e direitos (de seres humanos e de animais) num campus universitário!

09:00 às 09:30 – Recepção do público inscrito. Apresentação do Evento
Curadoria: Gilson Schwartz (professor ECA-USP e Diversitas-USP, presidente da Cidade do Conhecimento, Games For Change América Latina e do Instituto de Iconomia; bolsista CAPES)

09:30 às 10:20 – TRILHA 1: Pets, Cultura e Humanidades
Vídeo-depoimento de Kênia Mara Gaedtke (doutorado em sociologia política na UFSC e professora do IFSC) sobre a relação modelo social de afeto com pets; envelhecimento, adoecimento e morte de pets; o processo civilizador dos animais; consumo e distinção no universo pet; mãe de pet e as questões de gênero; usos políticos da relação com os pets.
Debatedores: Vânia Rall (advogada e pesquisadora do Diversitas-USP) e Gilson Schwartz.
Mediadora: Juliana Santos Pinheiro (advogada, pesquisadora e professora de Direito – UFRRJ, doutorado em políticas públicas, estratégia e desenvolvimento no PPED-IE-UFRJ, bolsista de pós-doutorado INCT-PPED/CAPES)

10:30 às 11:20 – TRILHA 2: Pets, Políticas Públicas, Acessibilidade, Responsabilidades, Custos e Oportunidades, Empreendedorismo e Inovação.
Depoimento: Luiz Alberto Melchert de Carvalho e Silva (economista, professor universitário e presidente do Instituto Meus Olhos Têm Quatro Patas, parceiro do seu cão-guia Gulliver)
Apresentação do game: PULA carrapato: prevenção da febre maculosa (Claudio M. Rodrigues, FIOCRUZ, 2019)
Debatedores: Gilson Schwartz e Juliana Pinheiro.
Mediadora: Vânia Rall

11:30 às 11:55 – Oficina “Cão-deirante”
Apresentação Flávia Guimarães (bióloga, mãe de vários pets, ativista e protetora de animais)

11:55 às 12:00 – Encerramento do PETSPLAY