Foi um sucesso o seminário “Modelos de Desenvolvimento e Nova Geopolítica Global: Comércio, Tecnologia e Cultura no Japão Contemporâneo”, organizado pelo grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento e o Institute of Developing Economies da Japan External Trade Organization (IDE-JETRO), do Ministério de Indústria e Comércio Internacional do Japão.

Realizado no dia 29 de Novembro de 2010, às 14 horas na Sala 229 do Departamento de Cinema, Rádio e TV (CTR) da Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, o Programa teve Abertura Solene com a performance HAIKAIPOEIRA DIGITAL, criada por Gilson Schwartz com o grupo liderado pelo Mestre Alcides (CEACA-USP) e o videoartista e professor do CTR, Almir Almas.

A performance combinou a tecnologia digital da transmissão ao vivo, a captação em alta definição e a remixagem em tempo real de imagens e som produzidos pelo grupo de Mestre Alciddes, com a participação do Mestre Alcides de Lima, do Mestre Dorival dos Santos e dos Professores Fabio Rocha e Rodrigo M. Garcia.

O registro completo em vídeo em breve será publicado, o evento foi transmitido ao vivo pela IPTV Experimental da USP.

“Brasil e Japão na Contemporaneidade: Comércio, Tecnologia e Cultura” foi o tema que o Prof. Dr. Gilson Schwartz (Cidade do Conhecimento, CTR-ECA-USP) apresentou como agenda para novas pesquisas e cooperação científica entre o Brasil e o Japão, com ênfase para a emergência de um “cluster” de produção audiovisual digital para o SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital) e novas mídias. Apontando a USP, que em 2010 inaugurou novos programas de pós-graduação em Audiovisual na Escola de Comunicações e Artes e em TV Digital na Escola Politécnica, Schwartz alertou para a urgência de um compromisso comum com a sustentabilidade da cooperação por meio da produção de conhecimento, tecnologia e oportunidades de negócio no “cluster” de conteúdos digitais. “A USP é um dos pólos que reúne atualmente, no Brasil, maior investimento em pessoas, equipamentos, instalações, laboratórios e estúdios para o futuro da produção e da gestão audiovisual no país”, registrou Gilson Schwartz.

O Prof. Dr. Almir Almas (Cidade do Conhecimento, CTR-ECA-USP) apresentou trechos de sua obra “VIDEOHAIKU” e apontou para um horizonte de cooperação cultural e de pesquisa sobre novas formas de criação artística transmídia entre Brasil e Japão.

“Integração Econômica no Sudeste Asiático: Padrões Emergentes”, foi o tema da palestra inicial proferida por Mitushiro Kagami, Presidente do Bangkok Research Center da JETRO e ex-Embaixador do Japão na Nicarágua. Depois de uma visão macroeconômica e histórica da inserção da economia japonesa na matriz de produção global, o seminário fez um “zoom in” nas questões micro e nanoeconômicas, políticas e culturais. A formação de “clusters” e as principais vantagens e desafios da industrialização inovadora no Sudeste Asiático foram analisados por Yasushi Ueki, pesquisador do Bangkok Research Center. Toda a discussão foi finalmente traduzida em sistemas e métricas de monitoramento e planejamento estratégico para o desenvolvimento, por meio de “Roadmaps” construdos com o apoio de um GSM (Geographic Simulation Model), plataforma de análise econométrica desenvolvida pelo Institute of Developing Economies da Jetro.
Os comentários ficaram a cargo dos professores Gilmar Masiero (FEA-USP), Gilson Schwartz (CTR-ECA-USP), Guilherme Ary Plonski (FEA e POLI-USP), Marcelo K. Zuffo (POLI-USP) e Alexandre Ratsuo Uehara (Faculdades Integradas Rio Branco).

O seminário foi uma iniciativa em parceria do Institute of Developing Economies (IDE) da Japan External Trade Organization (JETRO), do Grupo de Pesquisa Cidade do Conhecimento do Departamento de Cinema, Rádio e TV (CTR) da Escola de Comunicações e Artes (ECA), do Núicleo de Pesquisa em Política, Gestão e Inovação Tecnológica (PGT) da USP e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em TV Digital (POLI) da Universidade de São Paulo (USP).

Leia a seguir o texto da Abertura Solene preparado pelo Mestre Alcides do Centro de Estudos da Capoeira (CEACA) da USP:

人生の価値は、日々の生活の中で営まれてできるものである。価値の形成及び上昇には、尊敬、忠誠、協力、真実、連帯、威厳が不可欠な原理であり、単に概念 的ではなく、伝統的な民族の先祖や精神(霊性)に基づいた原理が関わっている。つまり、非物質的な知恵と共存している私たちの財産や遺産を崇拝するすべて なのである。Grio師匠曰く。「山の向こうには更に大きな山が常に隠れている」。これはミナス・ジェライスで広く知れ渡っている諺である。

Valores de vida são aqueles que vivemos e praticamos no nosso dia a dia: respeito,lealdade,cooperação,verdade,solidariedade e dignidade, são princípios fundamentais na formação e promoção de valores, não só conceitualmente,mas que tem seus fundamentos baseados na ancestralidade e espiritualidade dos povos tradicionais. É tudo que cultua o nosso acervo e patrimonio vivo com sua sabedoria imaterial, nosso Mestre Griô.
“Atrás de uma montanha,sempre existirá outra maior”, provérbio muito difundido em Minas Gerais.

Tradução para o Japonês: Yuki Mukai.
Agradecimento Especial: Ronan Alves Pereira (UnB)