Celebrando dez anos de atividades em parceria com o grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento, o Festival Games for Change América Latina chega à sua oitava edição celebrando a justiça, a diversidade e a criatividade. Totalmente online, a edição de 2020 promove 10 desafios temáticos para enfrentar por meio de jogos analógicos, digitais e propostas de atuação lúdica para mudar o mundo.

Vivemos uma tríplice crise global: sanitária, econômica e cultural. Ao mesmo tempo, as tecnologias de informação e comunicação aceleram a transição para novos modelos de organização social, políticas públicas e geração de renda em meio ao desmonte e à ruína de sistemas que se tornaram disfuncionais desde a crise de 2008. Entre crise e aceleração da mudança, cabem muitas possibilidades mas por enquanto aumentam a exclusão e a violência. Muito além do entretenimento, os “games” tornaram-se uma referência cultural, o segmento econômico mais poderoso da economia criativa e cada vez mais um instrumento de enfrentamento de problemas reais, especialmente na saúde, no meio-ambiente e na promoção da justiça, da diversidade e da criatividade.

thumb_moedascriativas_banner

Moedas Criativas

O projeto da Cidade do Conhecimento já em 2003 incluía uma iniciativa de uso das redes para abrir caminhos rumo a uma nova economia, inclusive com moedas sociais muito antes do fenômeno “bitcoin”. Fomos pioneiros, mas a ideia surgiu antes que a própria internet viesse a oferecer os meios técnicos para realizá-la. Ao longo dos anos, a pesquisa prosseguiu, seminários foram realizados com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e a iniciativa de emitir “moedas criativas” ganhou impulso com o endosso da UNESCO em 2016, quando realizamos na ECA-USP um evento internacional para promover a literacia digital. Apesar das crises financeira, política e a partir de 2020 também sanitária, o projeto avançou e a parceria internacional com a rede Games for Change, com patrocínio do Consulado Geral dos EUA em São Paulo, permite mais um avanço como Festival G4C América Latina Onine.

Desafios, mentorias e “Pitch for Change”

Além dos dez desafios para criar jogos de impacto transformador, o Festival em 2020 promove mentorias com especialistas em várias áreas do game design, animação, áudio, gestão empreendedora, roteiro e filosofia nos games. E realiza a segunda edição do “Pitch for Change”, o ambiente de seleção de projetos para premiação e promoção junto a consumidores, investidores e agências de inovação.

A “Cidade” vai assim ganhando maior projeção e promovendo sua própria economia ou, como prefere o criador do projeto, Gilson Schwartz, uma “iconomia”.

“Desde o momento em que passei a lecionar no Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA-USP venho buscando métodos e conceitos que permitam uma integração mais estrutural entre o audiovisual digital e a emergência de novos mercados, modelos de negócios e de regulação. O Festival é um evento que celebra e compartilha essa trajetória de pesquisa, extensão e internacionalização”, explica Schwartz, coordenador do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento e Presidente da Games for Change América Latina.

Mais informações e inscrições no Festival Games for Change América Latina Online 2020 já estão disponíveis e há uma significativa meta de reservar oportunidades no Festival a pessoas em situação de vulnerabilidade social. É o caso da Preta Jam, uma “game jam” em que 80% dos participantes serão pessoas pretas, estudantes de escolas públicas ou moradores em territórios da periferia.