Conceito: O tópico Metodologia Pedagógica tem por objetivo discutir as principais iniciativas de transferência, criação ou identificação de conhecimentos que podem ser desenvolvidas no Projeto Rede Pipa Sabe aplicados em:

  • Oficinas
  • Ambientes Virtuais de Aprendizagem
  • Ambientes de desenvolvimento de projetos
  • Eventos e Viagens: encontros

Princípios:

  • “Quem vem de fora com a intensão de ensinar deve primeiro ser alfabetizado por quem é do lugar”, Peo, Casa Redonda, antes de Mauricio viajar à Pipa (janeiro de 2004).
  • A Cidade do Conhecimento não deve ir à Pipa para colonizar ou promover intervenções do tipo ‘Missão Francesa’ na relação entre a universidade e o saber local. A intenção da Cidade do Conhecimento é realizar parcerias locais, fazer projetos em conjunto com quem vive na região“. Reunião do prof. Gilson Schwartz com a equipe da Cidade do Conhecimento em outubro/novembro de 2003.
  • Pedagogia é uma forma de intervenção. No caso da Rede Pipa Sabe -MDDL (FINEP) a intervenção é patrocinada com investimento público. Pipa não é uma ostra: pertence ao território nacional, usa a mesma moeda do restante do país e suas escolas pertencem ao sistema de ensino orientado pelo MEC para todo território nacional. Contudo os limites entre o que é intervenção, integração, direito e oportunidades são pouco compreendidos à priori, só depois que a interação inicia se torna possível medir seus efeitos. A expressão popular “não é o professor quem ensina, e sim o aluno quem aprende” é um convite aos participantes desta rede para a reflexão sobre os conceitos de intervenção, oportunidade, desenvolvimento (pessoal? humano? urbano? ambiental?), colaboração  e, principalmente, emancipação.
  • Conhecimento Tácito e Conhecimento explícito. Tem coisas que não podem ser expressadas por palavras. Na verdade, tem coisas que não podem ser expressadas de modo algum, isto é cohecimento tácito. Quem ensinou o primeiro tocador zambê a tocar, o primeiro pescador a pescar, a primeira rendeira a fazer bilro? Como foi inventada a raiva (iguaria potiguar feita de goma de mandioca)? Como surgem a inovações? A Universidade de São Paulo fez 70 anos, em 2005, é portanto quase da mesma geração que Mestre Geraldo, Dona Zulmira, Dona Segunda, Mestre Francisquinho, Dona Geralda da Torre, para citar algums exemplos. Quanto tempo leva para se formar um compositor de Coco de zambê ou uma rendeira? Quanto tempo leva para formar um técnico em turismo de nível superior? Qual desses conhecimentos vale mais para assegurar a manutenção da qualidade de vida nas próximas décadas em Pipa. Questão de tempo, de conhecimento ou de comunicação? Para a Cidade do Conhecimento as cadeias produtivas do conhecimento são entendidas como uma questão de comunicação, sob o ponto de vista do que pode ser chamado de economia da informação. Com a devida humildade científica a Cidade do Conhecimento procura junto com a Educapipa mais do que uma metodologia pedagógica, mas uma metodologia de desenvovimento e emancipação.

Este conceito foi reescrito por Mauricio Martins no dia 26 de julho de 2006 e pode ser modificado. O conceito escrito aqui não necessariamente reflete a posição da diretoria da Cidade do Conhecimento ou da Educapipa. Enquanto o processo de cadastramento automatizado para comentar e revisar este blog ainda não estiver inteiramente definido, solicite para mpmar@usp.br (Mauricio) a liberação de uma conta de usuário e sinta-se convidada(o) a comentar.

Esta seção está cheia de letras amontoadas e com o jeito de comunicar muito “chato”: ilustrações criativas e originais são bemvindas, bem como a revisão do texto.