USP discute futuro do Oriente Médio em 3D

O grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento, da USP, retoma as atividades do programa “Educar” em 2007, com um evento dedicado ao debate sobre o futuro do Oriente Médio usando ferramentas em 3D para uso em lousas digitais. O evento, primeiro de um ciclo voltado à temática geral “Imagem e Conhecimento”, tem como público-alvo professores e estudantes de história e geografia do ensino médio.

O software, para uso em salas de aula, foi desenvolvido pela empresa P3D, campeã de inovação na Região Sudeste segundo a FINEP, a agência financiadora de projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia. A formação de comunidades de prática em torno dos temas abordados na Cidade do Conhecimento é o principal desafio pedagógico do programa “Educar”.“

Já oferecemos, nos últimos 5 anos, 25 módulos temáticos, verdadeiros laboratórios de produção colaborativa de conteúdo muito antes do You Tube e do Orkut. O conteúdo já produzido continua livre, online, é uma das áreas mais visitadas do portal Saber, que reúne o conhecimento da USP”, afirma Gilson Schwartz, criador e diretor da Cidade do Conhecimento.

Para Mervyn Lowe, empresário à frente da empresa P3D, a aproximação com a Cidade do Conhecimento é uma das vantagens de ser uma pequena empresa incubada no CIETEC, a incubadora tecnológica instalada no meio da universidade. “O projeto é multidisciplinar, o que favorece a interação da empresa não apenas com a USP mas com outras comunidades constitutivas da Cidade”, completa Lowe. O software da P3D já foi premiado na União Européia e acaba de ser contemplado com mais recursos da FINEP, também em parceria com a Cidade do Conhecimento, o IPT e o Cietec, no desenvolvimento de mais tecnologia para o sistema educacional e empresarial. O consórcio foi selecionado no programa de subvenção econômica do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Oriente Médio

A escolha do tema praticamente dispensa explicações. Há vários anos o mundo atravessa uma crise de segurança e geopolítica por conta dos conflitos no Oriente Médio. “Convidamos Nelson Bacic Olic, um dos mais reconhecidos mestres de geografia do ensino médio brasileiro e editor do boletim Mundo – Geografia e Política Internacional, para dar uma aula de Oriente Médio usando um software sofisticado de manipulação em três dimensões. Ou seja, nosso recado é claro: tecnologia bem usada é tecnologia com conteúdo, o conteúdo humano do bom professor”, argumenta Gilson Schwartz, coordenador pedagógico do ciclo “Imagem e Conhecimento”.

Além da P3D, outras empresas e soluções tecnológicas serão demonstradas ao longo de seminários na Cidade do Conhecimento em 2007. O grupo de pesquisa da USP foi pioneiro na publicação de conteúdos comunitários locais nas redes de telefonia móvel, ficando entre os “Top 30” da Development Gateweasy Foundation, em 2006, como projeto inovador na promoção do protagonismo jovem por meio das tecnologias de informação e comunicação digitais.

O uso de imagens e ícones na organização do conhecimento será um dos temas centrais da Cidade do Conhecimento ao longo do ano. O grupo de pesquisa foi criado em 1999 no Instituto de Estudos Avançados da USP e, a partir de 2006, instalou seu laboratório no Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Datas: 14 de abril de 2007, sábado e 12 de maio de 2007, sábado

Local: Prédio 04 da ECA, Cinema, Rádio e TV

Hora: 8h30 às 13 hs

Mais informações e inscrições:

P3D

Parceria Tecnológica

O grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento participa, em parceria com a empresa P3D, de um projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área do audiovisual educacional. O projeto, favorecido por recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério da Ciência e Tecnologia, tem ainda a parceria do IPT e do CIETEC, a Incubadora de Empresas Tecnológicas da USP. A empresa P3D foi selecionada como a pequena empresa mais inovadora no Prêmio FINEP de Inovação de 2006 e seus softwares didáticos já foram premiados no exterior. Conteúdos nas áreas de geografia, biologia e química compõem a primeira frente de pesquisa em que os laboratórios da empresa e da universidade trabalharão.

As atividades terão início neste sábado, dia 14 de abril, quando haverá a gravação nos estúdios do Departamento de Cinema, Rádio e TV – CTR da ECA-USP de uma aula de geografia, sobre o tema “Oriente Médio”, dada pelo professor Nelson Bacic Olic, veterano mestre do ensino médio em escolas como o Colégio Santa Cruz.

“Trata-se de uma pesquisa em design instrucional com foco nos princípios da pesquisa-ação”, explica o líder do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento e professor do CTR, Gilson Schwartz.
O laboratório em parceria com a empresa P3D vai abrir as atividades do programa “Educar para a Emancipação Digital” em 2007. “O objetivo é criar um ambiente experiencial onde possamos observar e avaliar aspectos de usabilidade, interatividade e outras dimensões da prática pedagógica. Ao mesmo tempo, é real, é uma situação com professores e alunos da rede educacional, convidados a colaborar no projeto”, completa o professor.

“O projeto com a FINEP é mais um exemplo do sucesso da estratégia dos pólos tecnológicos e incubadoras. Nossa interação com um grupo de pesquisa como a Cidade do Conhecimento deve muito a instituições como o Cietec e o IPT”, informa Mervyn Lowe, CEO da P3D.

“Na prática, o pólo tecnológico da USP mostra a que veio e essa nova fronteira, em parceria com pesquisadores da área de pedagogia e audiovisual, atende plenamente aos desafios competitivos da empresa. Queremos competir, mas com qualidade. Nosso foco é educação, mas precisamos estar em dia com o que há de mais avançado na pesquisa sobre meios audoivisuais digitais”, conclui o empresário.

Os interessados em participar das oficinas e laboratórios da Cidade do Conhecimento em 2007 podem entrar em contato pelo emal: cidade@cidade.usp.br ou visitar o site.