Estou precisando de uma ajuda na formatução das oficinas (posso chamar de oficinas ao invés de curso?), para ser algo bem proveitoso e estratégico para os projetos da comunidade pipense. Posso aproveitar a lista de e-mails acima como a nossa primeira “lista de discussão em grupo”? (quem achar que isto está enchendo a caixa postal pode pedir para não incluirmos os e-mails nas respostas).
O que falta para melhorar e fechar é o conteúdo, que gostaria da avaliução de vocês antes de enviar para o Pedro Paulo (Via Pública) (junto com a logística demandada pela coisa, afinal é ele quem responde tantos pelos desenbolsos como pelos esclarecimentos à FINEP):
OBJETIVO:
Focar o aprendizado de software livre para atividades que sejam realmentes úteis para os projetos da comunidade. Sugiro que o papel do monitor seja oferecer suporte aos projetos da comunidade durante os meses de vigência do projeto, e também formar gerações futuras de monitores.
PARTE 1
Da batelada de coisas que reuni, precisamos cortar algumas coisas para o pessoal aprender melhor (não adianta ficar despejando coisas sem sistematizar a rotina de aprendizado). Me ajudem, por favor,a escolher o que é prioritário para software livre, dando uma nota de 0 a 5 nos ítens abaixo:
(0 = não tem importância alguma para projetos da comunidade 5 = é extremamente pertinente aos projetos da comunidade)
A) Comunicação básica em software livre:
A.1)correio eletr�nico( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
A.2)telefone por IP ( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
A.3)mensagens instant�neas( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
A.4)grupos e fóruns ( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
A.5)como fazer boletim c/ o editor de texto ( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
A.6)dicas para transportar documentos na web( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
A.7)como fazer um blog
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
A.8) como fazer um portal na Fapesp( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
B) Gestão de conteúdo e arquivos na web e no computador
B.1)pastas, arquivos, salvar, apagar, etc ( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
B.2)pesquisa na internet( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
C) Criação em software livre
C.1)introdução à pintura digital
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
C.2)introdução à edição de fotos
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
C.3)intermed: teoria de cores em computação
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
C.4)avançado: efeitos especiais em fotos
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
C.5)intermediário: animação
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
C.6)algorítmos: como o computador pensa?
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
C.7)introdução à edição de vídeo
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
C.8)gravação e edição de sons no computador
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
C.9)intermediário: efeitos sonoros e filtros
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
C.10)introdução à síntese de som
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
D) Gestão utlizando software livre:
D.1)preparação de documentos (modelos)
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
D.2)gerenciador financeiro
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
D.3)planilhas para cadastros/banco de dados
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
D.4)Gerenciamento de Contatos (Kontact)
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
D.5)preparação de apresentação
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
E) Educativo livre :
E.1)planilhas p/ fazer operações matemáticas
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
E.2)p/ utilização em atividades c/professores:
E.3)jogos de frações; gráficos, funções e equações; Tangran; forca (vocabulário);
E.4)desenho (familiarização c/ o mouse); aritmética; astronomia;
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
E.5)navegando pelas centenas de softwares educativos do Edubuntu.org:
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
C.4)avançado: efeitos especiais em fotos
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
C.5)intermediário: animação
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
C.6)algorítmos: como o computador pensa?
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
C.7)introdução à edição de vídeo
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
C.8)gravação e edição de sons no computador
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
C.9)intermediário: efeitos sonoros e filtros
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
C.10)introdução à síntese de som
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
D) Gestão utlizando software livre:
D.1)preparação de documentos (modelos)
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
D.2)gerenciador financeiro
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
D.3)planilhas para cadastros/banco de dados
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
D.4)Gerenciamento de Contatos (Kontact)
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
D.5)preparação de apresentação
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
E) Educativo livre :
E.1)planilhas p/ fazer operações matemáticas
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
E.2)p/ utilização em atividades c/professores:
E.3)jogos de frações; gr�ficos, fun��es e equações; Tangran; forca
(vocabulário);
E.4)desenho (familiarização c/ o mouse); aritmética; astronomia;
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
E.5)navegando pelas centenas de softwares educativos do Edubuntu.org:
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
E.6)pesquisa escolar na internet (busca, links, mapas de geografia,
experimentos de ciências, e-books, como achar páginas de ensino à distância na internet)
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
F)Avançado:
F.1)Instalando pacotes de programas
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
F.2)Instalução de multiplas contas de usuário e gerenciamento de privilégios de acesso
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
PARTE 2
1)Quais os sete ítens acima você acha que não pode faltar de jeito algum num
ciclo de oficinas de INFORMÁTICA LIVRE?
2)Quais os ítens da PARTE 1 acima você acha que que se integram as seguintes
características das outras metas da FINEP:
a)Portal de Agências de Notícias. ítens:….
b)Planejamento de projetos. ítens:…..
c)Gestão de redes sociais. ítens:
e)Moedas Complementares. ítens:….
d)Gerução de renda utilizando Telefonia Celular. ítens: ….
Me ajudem a refinar o público alvo, numerando em ordem crescente as prioridades
em relução a estes perfis (prioridade 1 > mais prioritário, prioridade 6 < menos prioritário:)
a) candidato a monitores bolsistas (cursando o segundo grau);
[]
b) canditos a bolsistas (com segundo grau completo envolvidos em
projetos sociais)
[]
c) pessoas da comunidade interessadas em desenvolver projetos e querem
se familizar com os recursos tecnológicos oferecidos pelo telecentro.
[]
d) professores da rede pública interessados em desenvolver projetos didáticos
on-line com professores de outras regiões do país
[]
e) Outros, especifique:....
E.6)pesquisa escolar na internet (busca, links, mapas de geografia,
experimentos de ciências, e-books, como achar páginas de ensino à distância na internet)
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
F)Avançado:
F.1)Instalando pacotes de programas
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
F.2)Instalução de multiplas contas de usuário e gerenciamenteo de privilégios
de acesso
( )0; ( )1; ( )2; ( )3; ( )4; ( )5;
PARTE 2
1)Quais os sete ítens acima você acha que não pode faltar de jeito algum num
ciclo de oficinas de INFORMÁTICA LIVRE?
2)Quais os ítens da PARTE 1 acima você acha que que se integram as seguintes
características das outras metas da FINEP:
a)Portal de Agências de Notícias. ítens:....
b)Planejamento de projetos. ítens:.....
c)Gestão de redes sociais. ítens:
e)Moedas Complementares. ítens:....
d)Gerução de renda utilizando Telefonia Celular. ítens: ....
Me ajudem a refinar o público alvo, numerando em ordem crescente as prioridades em relução a estes perfis (prioridade 1 = mais prioritário, prioridade 6 = menos prioritário:)
a) candidato a monitores bolsistas (cursando o segundo grau);
[ ]
b) canditos a bolsistas (com segundo grau completo envolvidos em
projetos sociais)
[ ]
c) pessoas da comunidade interessadas em desenvolver projetos e querem
se familizar com os recursos tecnológicos oferecidos pelo telecentro.
[ ]
d) professores da rede pública interessados em desenvolver projetos didáticos
on-line com professores de outras regiões do país
[ ]
e) Outros, especifique:....
PARTE 3
Pergunta específica para Ju e Riquinho:
1) Quais os números dos ítens acima vocês se sentem mais seguros para ensinar?
2) Quais dos perfis do público alvo vocês se sentem mais seguros para ensinar?
Dinâmica proposta para seleção de monitores:
1)A primeira leva de 4 selecionados começa a atuar no telecentro ap�s x dias
depois da reforma e y dias antes da inaugurução. A segunda leva seria o
acréscimo no sétimo mês vigência do projeto de mais dois dos participantes com
melhor desempenho entre os participantes das oficinas para serem contratados
como bolsistas, tomando como base a demanda de projetos estratégicos da
comunidade que precisam ser apoiados. Nesta fase, sugiro que possam ocorrer
substituições.
2)É importante manter uma grade horária que permita o encontro de toda a equipe
em um dos dias da semana (nos sábados, como pré-definido com Márcia). O máximo
de sábados que temos são 20, (se dispensarmos os feriados, dá menos).
2.1)
3)É importante que um período da semana o dedicado se dedique a estudos e
confecção de relatórios e acesso ao conteúdo oferecido à distância. Carga
horária semanal total sugerida para contrato 24h/semana.
4)Sugiro que quem se candidata a monitor e é selecionado deva percorrer toda a
capacitução em Informática livre, aprendendo e ensinando (como um monitor de
cursinho, que depois da aula tem monitorias agendadas para repassar o conteúdo,
exercícios e tirar dúvidas)
5)Durarão: não dá para ser um ano. Maio já acabou.
6)Informática livre não é a única capacitução prevista pela FINEP, estou na
correria para especificar as demais capacitações (Vocês acham que este esquema
de questionário rola legal? posso ir adiante?)
7) Papel de Josiene e Riquinho: enquanto o telcentro estiver sendo reformado Já
[ ]
PARTE 3
Pergunta específica para Já e Riquinho:
1) Quais os números dos ítens acima vocês se sentem mais seguros para ensinar?
2) Quais dos perfis do público alvo vocês se sentem mais seguros para ensinar?
Deixar Um Comentário
Você precisa estar logado para postar um comentário.