A economia criativa do futuro depende do surgimento de novas moedas e plataformas financeiras.

A promoção pela UNESCO de um sistema de crédito cultural baseado no conceito de “moedas criativas” é o cerne da campanha de social media MIL CLICKS, criada pelo coordenador do grupo de pesquisa “Cidade do Conhecimento” e professor livre-docente do Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA-USP, Gilson Schwartz, em parceria pro bono com a Dentsu Brasil.

Gilson Schwartz, criador e coordenador da campanha MIL CLICKS da UNESCO, em seminário da ABERJE em Londres (2014).

 

O Instituto de Estudos Avançados da USP promove, no dia 20 de outubro, o Seminário Estratégico “A Reinvenção do Dinheiro e a Emergência de Moedas Criativas“, em que 21 especialistas das engenharias, humanidades e artes discutirão em três rodas de conversa o significado e o impacto das moedas digitais na civilização tecnológica e global contemporânea.

O evento marca também a criação do laboratório “spin-off” da Cidade do Conhecimento, LIFE – Literacia e Inovação em Finanças e Empreendedorismo, um projeto em parceria com a agência de notícias Bloomberg e o Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI) e o Núcleo de Tecnologias para Arquitetura e Urbanismo (NUTAU) da USP, criado após três anos de pesquisas no projeto WISH (World Innovation and Sustainability Helix), no Núcleo de Pesquisa em Gestão de Tecnologia e Inovação (PGT) da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP. O foco em moedas criativas e inovação no campo do empreendedorismo digital, com ênfase na economia do audiovisual, nas indústrias criativas e na criação artística, marca o DNA do laboratório.

“O objetivo central e mais imediato do novo laboratório é articular o legado tecnológico, a memória audiovisual e a plataforma de empreendedorismo criativo ativadas pela primeira Assembléia Geral da UNESCO sobre alfabetização midiática e informacional, tendo em vista a própria continuidade e sustentabilidade da campanha MIL CLICKS em todo o mundo assim como a promoção de novas redes integradas à USP a partir do evento na ECA”, informa Gilson Schwartz, criador e coordenador da campanha MIL CLICKS ancorada na “Cidade do Conhecimento” e Secretário-Executivo da Comissão Organizadora Local da Global MIL Week da UNESCO.

Conheça o “hub” MIL CLICKS na USP.

Faça sua inscrição e participe do Seminário Estratégico “A Reinvenção do Dinheiro e a Emergência de Moedas Criativas” no IEA da USP (20 de outubro).

Visite o projeto “Moedas Criativas” e saiba mais pelo Facebook (2011 e 2012).