A artista, pesquisadora e professora da FAU-USP, Giselle Beiguelman, indica referências para quem olha o fenômeno da criação monetária mais próximo da criação artística do que supõe a economia. Confira as dicas de leitura da artista. Seu trabalho inclui projetos em rede e intervenções em espaços públicos.

giselle beiguelman

Membro do Laboratório para Outros Urbanismos da FAU, atua na criação e desenvolvimento de aplicações digitais desde 1994 e na área de preservação de obras de artemídia.

Integrou as equipes de implantação dos portais UOL e BOL e realizou pesquisa como bolsista da Fundação Vitae, com projeto na área de literatura e novas mídias. É autora das obras O livro depois de livro (2003), Nomadismos tecnológicos (com Jorge La Ferla, 2011) e Futuros Possíveis: arte, museus e arquivos digitais (com Ana Gonçalves Magalhães, 2014).

Investiga as estéticas da memória e suas interseções com as políticas de esquecimento e controle, tendo organizado, a exposição Memória da amnésia, Arquivo Municipal (São Paulo, 2015). Em 2016, realizou as individuais Cinema lascado, Caixa Cultural (São Paulo) e Quanto pesa uma nuvem?, Galpão VB (São Paulo).

Participou, ainda, das coletivas Unplace, Fundação Calouste Gulbekian (Lisboa, 2015); da 3a Bienal da Bahia, Arquivo Histórico do Estado da Bahia (Salvador, 2014); da 25a Bienal de São Paulo, The Algorithmic Revolution, ZKM (Karlsruhe, Alemanha, 2004-2008) e, na mesma instituição, NET_Condition (1999-2000), entre outras. Vive e trabalha em São Paulo.

Visite www.desvirtual.com

Leituras

BEIGUELMAN, G. . L’Art réécrit l’histoire de l’argent. Magazine des Cultures Digitales, v. 11, 73, p. 32-33, 2015.

http://www.digitalmcd.com/la-version-anglaise-du-mcd76-est-disponible/

BEIGUELMAN, G. A arte de fabricar dinheiro. seLecT v.1, 1, agosto/setembro, 2011.

http://www.select.art.br/a-arte-de-fabricar-dinheiro/

BEIGUELMAN, G. A era do capitalismo fofinho e seus dissidentes. seleLecT, v. 2, 4, jan./fev. 2012.

http://www.select.art.br/a-era-do-capitalismo-fofinho-e-seus-dissidentes/