europeanunion

Com a participação confirmada de pesquisadores, lideranças empresariais e autoridades públicas acontece nos dias 6 e 7 de abril, na Sala da Congregação da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP, a “I Conferência e Oficinas do Consórcio PRO-IDEAL (Promoção do Diálogo sobre Tecnologias de Informação e Comunicação entre Europa e América Latina)”.

O pano de fundo é a revalorização do desenvolvimento com base em tecnologia, conhecimento e cultura após o colapso de um sistema de financiamento voltado para ganhos na especulação e no curto prazo.

“A União Europeia mostra o caminho: projetos de cooperação internacional vinculados fortemente às redes de conhecimento e cidadania são o mapa do investimento público e privado a partir de agora”, segundo Gilson Schwartz, Coordenador do PRO-IDEAL no Brasil e professor de Iconomia na USP.

Para Yolanda Ursa, Coordenadora Geral do Consórcio, pela empresa espanhola Inmark, a conferência e as oficinas “permitem ao mesmo tempo uma visão de conjunto de um modelo estratégico de financiamento ao desenvolvimento sócio-econômico e, em dois dias, aprendizado prático sobre as regras e até mesmo o eurojargão para acessar esses fundos de financiamento”.

O programa traz ainda Marcio Faerman, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Vahan Agopyan, da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Participantes da Conferência Pro-IDEAL visitam o CTR-ECA-USP.

Cooperação Europa-Brasil em TICs

Conferência e Oficinas

Sao Paulo, 6-7 Abril, 2009

Local: Universidade de São Paulo, São Paulo

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Cidade do Conhecimento e Consórcio PRO-IDEAL, com apoio da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e do Núcleo de Política, Gestão Tecnológica e Inovação – PGT da USP.

Co-financiado pela Comissão Européia.

Transmissão ao vivo www.iptv.usp.br

Segunda-Feira, 6 de Abril

Cooperação América Latina – Europa em TICs: Oportunidades e desafios

9.00-9.30 Recepção

Conferência moderada por Gilson Schwartz, CTR-ECA e Cidade do Conhecimento, USP

9.30-9.50 Boas-vindas e introdução aos eventos do PRO-IDEAL, Prof.Carlos Roberto Azzoni, Diretor da FEA – Faculdade de Economia e Administração, USP, Guilherme Ary Plonski, PGT-USP e ANPROTEC – Associação Nacional de Entidades Promotoras e Empreendimentos Inovadores, Vahan Agopyan, Coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Eduardo Vicente, Presidente da Comissão de Pesquisa do Departamento de Cinema, Rádio e TV, Escola de Comunicações e Artes da USP e Ana Carolina Bussacos Maranhão, Bureau Brasileiro para Ampliação da Cooperação Internacional com a UE.

9.50-10.15 Experiências e Lições Brasil-UE, José Roberto Amazonas, Denis Gabos e Edison Spina, André Leme Fleury, Escola Politécnica, USP.

10.15-10.45 Cooperação UE-BRASIL em TICs, Klaus Pendl, Comissão Européia

Coffee break

11.15-11.40 Projeto Pro-Ideal: Diretrizes e Perspectivas para América Latina e União Européia, Yolanda Ursa, INMARK, Espanha

11.35-12.00 RNP e Infra-estruturas da Rede Global: lições e oportunidades no “European Framework Program”, Márcio Faerman, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

12.00-12.30 PRO-IDEAL: Como ele pode ajudar a comunidade de pesquisadores a se envolver em projetos de tecnologias de informação e comunicação, Philippe Wacker, European Multimedia Forum – EMF

12.00-13.00 Perguntas e Respostas

13.00 Almoço

Oficinas para Participantes Potenciais no FP7 – Sessão 1

As oficinas oferecerão aos participantes um entendimento do FP7-ICT, suas regras de participação e os recursos existentes para pesquisas em tecnologias de informação e comunicação. Essas sessões têm orientação prática, com o objetivo de familiarizar os interessados nos procedimentos de cooperação internacional e submissão de propostas. Esta atividade será complementada por uma fase de treinamentos à distância, onde os parceiros do consórcio PRO-IDEAL agirão como tutores em exercícios práticos de análise dos projetos europeus.

15.30-16.00 MÓDULO 1: Entendimento das regras de patrocínio da União Européia para projetos em TICs, Yolanda Ursa, INMARK, Espanha.

16.00-16.30 MÓDULO 2: Como entender o “Eurojargão”, Margaretha Mazura, European Multimedia Forum – EMF

16.30-17.00 MÓDULO 3: Cooperação Internacional em Pesquisa de TICs: Oportunidades para o Brasil e a América Latina, Gilson Schwartz,Cidade do Conhecimento, USP, Marcelo Knorrich Zuffo, Escola Politécnica, Programa de Pós-Graduação em TV Digital, USP e UFABC

17.00-17.30 Debates

Terça-Feira, 7 de Abril

Oficinas para Participantes Potenciais no FP7 – Sessão 2

9.30-9.45 Igredientes para uma proposta de sucesso, Klaus Pendl, European Commission, DG Information Society and Media, Internacional Relations Unit.

9.45-10.15 MÓDULO 4: Elaboração e Apresentação de Projetos, Yolanda Ursa, INMARK, Espanha

10.15-10.30 Debates

10.30-11.00 MÓDULO 5: Questionário para apresentação de projetos e “assessment”, Philippe Wacker, EMF

11.00-11.30 Coffee break

11.30-12.00 MÓDULO 6: Dicas para formatação de projetos, Yolanda Ursa, INMARK, Spain, Margaretha Mazura, EMF

12.00-12.30 MÓDULO 7: Como os projetos são avaliados? Margaretha Mazura, EMF

12.30-13.00 Debates

13.00-14.30 Almoço

Oficinas para Participantes Potenciais no FP7 – Sessão 3

15.00-16.00 Entrevistas individuais com Klaus Pendl.

16.00-16.30 MÓDULO 8: Avaliação de Idéias de Projetos. Avaliação individual (INMARK, EMF).

16.30-17.00 Encerramento e questionário de avaliação das oficinas.

VAGAS LIMITADAS

Inscrições pelo email gema.cidade@gmail.com

Mais informações sobre o PRO-IDEAL.