Saudado globalmente como uma das sensações no campo da inovação audiovisual digital em 2007, a plataforma "Second Life", da Linden Labs (EUA), desperta no início de 2008 novas expectativas no Brasil e no exterior (onde continua na lista das principais inovações midiáticas contemporâneas).

O Second Life inicia o ano como um dos vencedores do Emmy 2008, prêmio conhecido como o "Oscar da Televisão" nos Estados Unidos que, desde 2004, tem categorias dedicadas a inovações tecnológicas em jogos eletrônicos. O mundo virtual da Linden Lab foi eleito na categoria "Conteúdo Criado pelo Usuário", ao lado dos jogos Pinball Construction, da EA, e Quake, da id Software. 

A Cidade do Conhecimento 2.0 no Second Life é apontada, em reportagem do jornal "O Estado de S.Paulo" publicada no caderno Link, em 07 de janeiro de 2008, como uma das evidências de um lado "bom" ou "do bem" no uso da tecnologia imersiva 3D em educação e cultura. Gilson Schwartz é entrevistado como uma das três lideranças no desenvolvimento nacional de projetos para o "Second Life", pela sua atuação como líder do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento e, a partir de outubro de 2007, como Curador do Centro Cultural Bradesco no Second Life, inicativa em parceria com empresas líderes no mercado digital, como a Agência Click e a Metamídiadigital, projeto associado ao grupo de pesquisa "Iconomia – Negócios, Inovação e Cultura no Capitalismo Digital", no Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Saiba mais:

Roteiro de melhores lugares para visitar no Second Life.

(Preparado pelos jornalistas Lucas Pretti e Marilu Araújo, do estadao.com.br).

A ’segunda vida’ já era. O que vem agora?

http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=12749

Raio-x do Second Life

http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=12750
Como o universo virtual virou uma cidade fantasma

http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=12759

Ninguém ganha dinheiro, mas lucro deixa de ser importante
http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=12760

Pioneiros do ‘SL’ acreditam em sobrevida

http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=12761

Web em três dimensões: o futuro da internet?

http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=12762

O segredo do Second Life em uma palavra

http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=12763

Entrevista: Philip Rosedale, criador do Second Life

http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=12764

E ainda: 

Rumos da Web 2.0 é uma das oficinas do Centro Cultural Bradesco, com mentoria de André Leme Fleury, Professor da Universidade Mackenzie e Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Cidade do Conhecimento.