midia.JPGMarina Almeida – Agência USP

Na comemoração de seus cinco anos de funcionamento, a Cidade do Conhecimento da USP (http://www.cidade.usp.br) realizará, nesta terça e quarta (29 e 30), as oficinas Mídias Digitais & Culturas Locais e uma Aula Magna com o cineasta Jorge Bodanzky, que estreará o documentário Navegar Amazônia. Na ocasião serão lançados o DVD Cultura Digital e Desenvolvimento, o CD Audiocidades, além da divulgação de conteúdos culturais de comunidades de diferentes regiões do Brasil pelo celular.

Todas as operadoras de telefonia celular do País já possuem disponíveis três catálogos com imagens e sons – para toques de celular e papéis de paredes – criados por indígenas xavantes de São Pedro (MT) e comunidades do Pará. “São fotos, desenhos e músicas de raiz, de índios e de quilombolas feitos por essas populações, capacitadas pela USP”, diz o Gilson Schwartz, diretor da Cidade do Conhecimento. O lançamento desses conteúdos para a União Européia deve ocorrer até o final do ano e, em 2007, chegar aos Estados Unidos e à China.

“A pessoa precisa ser incluída no conhecimento, não na tecnologia. Defendemos a emancipação digital, em que esse conhecimento sirva para resolver os problemas das populações carentes”, explica Schwartz. Esses conteúdos culturais criados por essas comunidades pobres podem ser uma forma de trazer retorno financeiro para elas, ajudando-as a resolver suas dificuldades econômicas e financiando outros projetos. “Surgem, com isso, empreendedores culturais locais, estimulados após o contato com as possibilidades digitais”, diz. Segundo o diretor do projeto, a idéia surgiu a partir de uma pesquisa econômica que mostrava um crescimento maior da telefonia celular do que da computação.

A capacitação ocorreu de forma diferente em cada comunidade. Na praia do Pipa, no Rio Grande do Norte, ela foi feita no telecentro do local. Já no Pará, um barco parava em diferentes regiões possibilitando às comunidades participar de oficinas de computação, vídeo etc. A implantação nesse estado foi fruto de uma parceria com o projeto Navegar Amazônia, coordenado pelo cineasta Jorge Bodanzky. Ele lançará na quarta-feira (30), às 18h30, um documentário sobre a experiência. Em seguida o autor do filme dará uma aula magna, com a participação do músico Jorge Mautner, que narra o documentário. No encerramento dos eventos será realizado um show, às 21 horas, com Mautner. A programação completa pode ser encontrada no site www.cidade.usp.br, onde podem ser feitas as inscrições.

O DVD Cultura Digital e Desenvolvimento, que também será lançado dia 30, às 18 horas, traz depoimentos, reportagens e videoclipes sobre a emancipação digital e projetos locais. Fruto de uma co-produção com a TV Cultura, o DVD tem a participação de Gilberto Gil em um dos depoimentos. Audiocidades, com lançamento marcado para o dia 29 às 14 horas, é voltado para a capacitação em webrádio e produção de áudio digital, com software livre e material didático. O CD foi coordenado por Magaly Prado, colunista de rádio do UOL e produtora de webrádio da Cidade do Conhecimento.

Schwartz defende que os projetos da Cidade do Conhecimento são uma forma de multiplicar o conhecimento da USP, levando-o para pessoas que não teriam acesso a ele de outra maneira. “A universidade passa a ser uma incubadora de projetos digitais, criando uma rede de megacomunidades”. Ele explica que o dinheiro para os projetos vem de diferentes Oranizações Não-Governamentais (ONGs), empresas privadas, agências do governo e centros de pesquisa e diferentes.

Os eventos serão realizados no Departamento de Rádio e Televisão e no Teatro Laboratório da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Cidade do Conhecimento

Mais informações: (0XX11) 3091-4305, site http://www.cidade.usp.br; e-mail cidade@cidade.usp.br