midia.JPGLuiza de Andrade – Folha de São Paulo – 28/09/2006

Palestras, oficinas, lançamentos e show de Jorge Mautner marcam a data em eventos amanhã e quarta

A Cidade do Conhecimento, projeto da USP (Universidade de São Paulo) que promove a inclusão digital, faz cinco anos e organiza oficinas e palestras amanhã e quarta (29 e 30 de agosto) na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP).Na programação, está previsto o lançamento dos DVDs “Navegar Amazônia”, de Jorge Bodanzky, rodado no Pará, e “Cultura Digital e Desenvolvimento”, que tem a participação de Gilberto Gil e traz reportagens sobre os projetos realizados.

Também será lançado o CD “Audiocidades”, com software livre e material didático para interessados em webrádio. Durante os dois dias, haverá mesas-redondas, palestras e oficinas abertas ao público. Em pauta, a criação de modelos de negócios digitais e a utilização de tecnologia digital na educação. Para encerrar o evento na quarta, às 21h, o cantor e compositor Jorge Mautner fará uma apresentação.

Projetos

A Cidade do Conhecimento surgiu no Instituto de Estudos Avançados da USP e ainda está vinculada à universidade. Desenvolve projetos de inclusão digital, como o realizado na Praia da Pipa (RN).

Em parceria com comunidades, o programa disponibiliza conteúdos digitais para o mercado de telefonia celular, como toques e fundos de tela. O mesmo trabalho foi implantado na aldeia indígena xavante São Pedro, em Mato Grosso, e no Pará.

De acordo com o diretor de tecnologia da Cidade do Conhecimento, André Leme Fleury, 34, o objetivo é universalizar o acesso aos meios, gerando renda e emancipação digital para comunidades carentes.

Segundo a pesquisadora Neide Osada, 32, trata-se de um projeto inovador: “não basta ensinar a ligar o computador e a mexer na internet. A idéia é fazer com que se use tecnologia para criar coisas novas”.

A programação completa do evento está disponível no site http://www.cidade.usp.br/.