Telosvisão – o Telejornal da Cidade do Conhecimento é o novo programa que o grupo de pesquisa da USP começa a transmitir nessa semana pela IPTV da Universidade.

A transmissão será ao vivo, toda quinta-feira às 18h30m. “Pauta é o que não falta”, afirma o líder do grupo de pesquisa e professor de “Iconomia” no Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP. “Após 10 anos de atuação, a Cidade do Conhecimento coordena atualmente projetos com foco local, nacional e internacional com resultados suficientes para segurar a pauta de um telejornal semanal”, completa.

Transmitido a partir da sala de aula do curso “Introdução à Iconomia”, uma disciplina que é optativa-livre oferecida a alunos da POLI, IME, FEA, ECA e FFLCH, o telejornal vai trazer a público um pouco dos bastidores de projetos como “Moedas Criativas” (patrocinado pelo BNDES), “terceir@idade” (financiado pelo CNPq), “Conflitos Globais” (FINEP, MCT), “Games for Change” (AMD Foundation), PRO-IDEAL (rede de apoio a pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias de informação e comunicação, financiada pela União Européia) e “TICs na Educação” (sobre o impacto da cultura digital nas escolas públicas brasileiras, em parceria com o CETIC e o Ibope).
O grupo de pesquisa foi criado a partir de um concurso público do Instituto de Estudos Avançados da USP em 1999. Tornou-se uma rede de projetos e incubadora virtual de empreendimentos na economia criativa a partir de 2011, com apoio do BNDES, Mozilla e várias parcerias. “Hoje temos cerca de 36 projetos em andamento, recebendo mentoria, apoio técnico, financeiro e de gestão. Há dez anos a proposta de uma cidade do conhecimento era apenas uma metáfora que aspirava a ser conceito, agora já é um conceito virando realidade por meio de projetos em redes digitais com foco na inovação e no empreendedorismo digital”, completa o professor e coordenador do grupo de pesquisa, Gilson Schwartz. Os projetos são realizados com apoio da FUSP, Arco e Núcleo de Pesquisa em Política e Gestão Tecnológica (PGT) da USP.
Programa: Telosvisão, o telejornal da Cidade do Conhecimento
Onde: IPTV da USP (www.iptv.usp.br), AO VIVO