Os jogos eletrônicos são uma forma de expressão cultural cada vez mais difundida, e um meio de comunicação que permite contar e participar de estórias. Este módulo irá apresentar este universo aos participantes, propondo exercícios de desenvolvimento de roteiros, análise de alternativas gráficas, discussão sobre interação e indicação de possibilidades tecnológicas. A idéia é unir, em trabalho colaborativo, professores e alunos de todas as regiões do Brasil.
Primeiro Encontro: Mercados de Games
dia 14 de maio de 2005
Mediadora: Gabriela Campedelli, produtora de videogame.
Veja a apresentação do módulo
(em formato MS PowerPoint)
1. Lilian fala sobre os objetivos do Educar
Áudio em mp3, duração: 11'17", tamanho do arquivo: 10.3 MB.
2. Lilian apresenta a equipe da Cidade do Conhecimento
Áudio em mp3, duração: 1'45", tamanho do arquivo: 1.6 MB.
3. Gabriela fala sobre a sua formação em games
Áudio em mp3, duração: 2'30", tamanho do arquivo: 2.3 MB.
4. Gabriela fala sobre o papel do jogo no contexto cultural atual
Áudio em mp3, duração: 3'38", tamanho do arquivo: 3.3 MB.
5. Gabriela fala sobre a programação do módulo
Áudio em mp3, duração: 6'12", tamanho do arquivo: 5.7 MB.
6. Apresentação dos membros do grupo
Áudio em mp3, duração: 10'43", tamanho do arquivo: 9.8 MB.
7. Luis Filipe explica como se cadastrar e navegar pelo Moodle
Áudio em mp3, duração: 6'27", tamanho do arquivo: 5.9 MB.
8. Gilson faz uma introdução sobre games e fala sobre conteúdo
Áudio em mp3, duração: 9'31", tamanho do arquivo: 8.7 MB.
9. Gilson explica sob que ponto de vista a Cidade do Conhecimento também é um game
Áudio em mp3, duração: 9'51", tamanho do arquivo: 9 MB.
10. Gilson fala sobre a pesquisa da ABRA games I – o domínio do entretenimento
Áudio em mp3, duração: 11'28", tamanho do arquivo: 10.5 MB.
11. Gilson fala sobre a pesquisa da ABRA games II: plataforma: a importância do celular
Áudio em mp3, duração: 4'27", tamanho do arquivo: 4.1 MB.
12. Gilson fala sobre a possibilidade de projetos educacionais conseguirem parceiros comerciais
Áudio em mp3, duração: 5'00", tamanho do arquivo: 4.6 MB.
13. Gilson fala sobre a pesquisa da ABRA games III: faturamento
Áudio em mp3, duração: 1'23", tamanho do arquivo: 1.3 MB.
14. Gilson fala sobre a pesquisa da ABRA games IV: perfil das equipes nas indústrias de games
Áudio em mp3, duração: 1'19", tamanho do arquivo: 1.2 MB.
15. Gilson fala sobre a pesquisa da ABRA games V: o crescimento da indústria de games
Áudio em mp3, duração: 9'11", tamanho do arquivo: 8.4 MB.
16. Com o alto custo dos games, como evitar a pirataria?
Áudio em mp3, duração: 2'04", tamanho do arquivo: 1.9 MB.
17. Como o jogo pode ser utilizado na produção de conhecimento?
Áudio em mp3, duração: 4'15", tamanho do arquivo: 3.9 MB.
18. O conteúdo dos games pode influenciar negativamente os jovens?
Áudio em mp3, duração: 3'10", tamanho do arquivo: 2.9 MB.
Segundo Encontro: O que é game (II)
dia 11 de junho de 2005
1. O que é jogo?
Áudio em mp3, duração: 4'26", tamanho: 2,03MB.
2. Tipos de jogo
Áudio em mp3, duração: 11'52", tamanho: 5,43MB.
3. A linguagem no jogo e a interatividade
Áudio em mp3, duração: 3'28" , tamanho: 1,59MB.
4. Simulador não é jogo
Áudio em mp3, duração: 2'44", tamanho: 1,25MB.
5. O jogo é um sistema formal fechado
Áudio em mp3, duração: 6'37", tamanho: 3,03MB.
6. Os jogos são uma representação subjetiva da realidade
Áudio em mp3, duração: 12'11", tamanho: 5,57MB.
7. A necessidade da interatividade no jogo
Áudio em mp3, duração: 2'05", tamanho: 979KB.
8. Demonstração do jogo Zork
Áudio em mp3, duração: 3'44", tamanho: 1,71MB.
9. Pac Man
Áudio em mp3, duração: 1'50", tamanho: 860KB.
10. Leandro Maciel fala sobre games e narrativa
Áudio em mp3, duração: 14'56", tamanho: 6,84MB.
11. Diferença entre história e enredo
Áudio em mp3, duração: 1'40", tamanho: 786KB.
12. O game tem uma história, mas não apresenta uma narrativa
Áudio em mp3, d
uração: 5'51", tamanho: 2,68MB.
13. Discussão sobre game educativo
Áudio em mp3, duração: 11'05", tamanho: 5,07MB.
14. Indicações de leitura
Áudio em mp3, duração: 1'42" , tamanho: 798KB.
15. Tarefa: criar uma proposta de jogo
Áudio em mp3, duração: 3'01" , tamanho: 1,38MB.
Terceiro Encontro: Conceitos de jogos: oficina de concepção
dia 25 de junho de 2005
Apresentação da tarefa da aula
Áudio em mp3, duração: 00'14", tamanho: 111KB.
Participantes expõem os seus projetos de games:
1. Rodolfo – game inspirado na obra Odisséia
Áudio em mp3, duração:9'01" , tamanho: 4,13MB.
2. Fernando – game inspirado no mito do Minotauro
Áudio em mp3, duração: 9'04", tamanho: 4,15MB .
3. Game sobre a preservação do meio ambiente
Áudio em mp3, duração: 10'12", tamanho: 4,67MB.
4. Game educativo sobre o sistema político brasileiro
Áudio em mp3, duração: 1,97MB , tamanho: 4'18".
5. Lição de casa
Áudio em mp3, duração: 722KB, tamanho: 1'38" .
Quarto Encontro: Roteiros: teorias e práticas
dia 13 de agosto de 2005
Palestrantes:
– Vicente Gosciola, professor da PUC e do Senac, é autor de “Roteiros para Hipermídia: do game à TV Interativa”.
– Jesus de Paula Assis, roteirista de games, leciona neste semestre a disciplina “Narrativas Interativas” na pós-graduação da ECA-USP.
1. Gabriela explica a diferença entre um roteiro e um projeto de game usando como exemplo um jogo baseado em "Os Sertões" de Euclides da Cunha
Áudio em mp3, duração: 17'26" , tamanho: 7,98MB .
2. Gabriela analisa o projeto de game de Fernando adaptado da lenda do Minotauro
Áudio em mp3, duração: 3'13", tamanho: 1,47MB.
3. Gabriela orienta a idéia de um RPG sobre a defesa da Mata Atlântica e fala sobre a importância da pesquisa sobre qualquer tema que se pretenda desenvolver em um jogo
Áudio em mp3, duração: 9'58", tamanho: 4,56MB.
4. Gabriela discute uma idéia de game baseada na mitologia egípcia
Áudio em mp3, duração: 2'29", tamanho: 1,17MB.
5. Vicente Gosciola fala sobre aspectos comuns entre os games e o cinema:
a) A importância do game hoje e como a indústria cinematográfica tem procurado se aliar a essa outra mídia
Áudio em mp3, duração: 5'43", tamanho: 2,68MB.
b) O trabalho no roteiro e os elementos básicos da narrativa. O confronto entre os gêneros dramático e épico
Áudio em mp3, duração: 10'03" , tamanho: 4,71MB .
c) O confronto entre a transparência da narrativa ou a opacidade
Áudio em mp3, duração: 5'17" , tamanho: 2,48MB .
d) Elementos da linguagem do cinema ultilizados no game: movimento de câmera, plano geral, médio e close-up, plano seqüência, montagem alternada e montagem paralela e elipse
Áudio em mp3, duração: 8'11" , tamanho: 3,84MB .
e) O trabalho do roteirista de game
Áudio em mp3, duração: 4'48" , tamanho: 2,25MB.
6. Jesus de Paula Assis fala sobre a interatividade nos games:
a) Como os games conseguem mesclar história com interatividade? Por que alguns jogos se tornam tão chatos quando tentam contar histórias?
Áudio em mp3, duração: 15'01", tamanho: 7,04MB .
b) Tipos de jogos: intelectuais, físicos e interativos
Áudio em mp3, duração: 2'23" , tamanho: 1,12MB.
c) Produção e distribuição de games – qual a situação do mercado brasileiro?
Áudio em mp3, duração: 3'30" , tamanho: 1,64MB .
d) Exemplo de projeto de game para uma exposição de nanotecnologia patrocinada pela Unicamp e outras exposições
Áudio em mp3, duração: 11'50" , tamanho: 5,55MB .
e) Qual é o papel do roteirista de game? O que é criação dele?
Áudio em mp3, duração: 5'16" , tamanho: 2,47MB.
7. O público faz perguntas:
a) O que significa o plano seqüência no game? E a câmera subjetiva?
Áudio em mp3, duração: 2'52" , tamanho: 1,34MB.
b) Por que não existe narrativa interativa? E ficção interativa existe?
Áudio em mp3, duração: 3'29", tamanho: 1,64MB .
c) Os games podem ser utilizados como um meio de manipulação?
Áudio em mp3, duração: 4'30" , tamanho: 2,11MB.
d) As polêmicas criadas em torno de alguns jogos são realmente verdadeiras ou são meras jogadas de marketing?
Áudio em mp3, duração: 2'04", tamanho: 970KB.
e) O reality show é um game?
Áudi
o em mp3, duração: 7'22", tamanho: 3,37MB .
f) O que é interatividade no game? Por que esse conceito é diferente da interatividade na vida real?
Áudio em mp3, duração: 4'58" , tamanho: 2,27MB.
g) Existe algum estudo de um método para o desenvolvimento de games? O melhor caminho para se conseguir isso não seria a junção do roteiro, vindo da produção cinematográfica, com a engenharia de desenvolvimento de software?
Áudio em mp3, duração: 14'31" , tamanho: 6,64MB .
h) Qual o papel dos games que unem jogadores que estão em espaços diferentes através da internet?
Áudio em mp3, duração: 4'16", tamanho: 1,95MB.
Quinto Encontro: Games, Ética e Violência
dia 10 de setembro de 2005
Debatedores:
– Arakén Leão, diretor comercial do portal Banana Games e mentor do Curso de Design e Planejamento de Games da Anhembi Morumbi;
– Claudemir Viana, pesquisador do LAPIC – Laboratório de Pesquisas sobre Infância, Imaginário e Comunicação (ECA/USP), autor da tese “O lúdico e a aprendizagem na cibercultura: jogos digitais e Internet no cotidiano infantil”
– Sérgio Nesteriuk, professor do Curso de Design e Planejamento de Games da Anhembi Morumbi e do Curso de Tecnologia e Mídias Digitais da PUC-SP. Pesquisador do CS Games: Grupo de Pesquisa Semiótica sobre a Linguagem dos Games da PUC-SP.
1. Silverstom abre o encontro e apresenta os palestrantes
Áudio em mp3, duração: 1'16", tamanho: 597 KB.
2. Claudemir Viana fala sobre suas pesquisas de doutorado e no LAPIC sobre recepção infantil:
a) Métodos de pesquisa e primeiros pontos observados
Áudio em mp3, duração: 10'46", tamanho: 4,93MB.
b) O jogo da subversão infantil
Áudio em mp3, duração: 2'13", tamanho: 1,01MB.
c) Para estudar a relação que pode existir entre game e violência é necessário primeiro entender a criança, o sujeito que interage com o produto, e o contexto social em que ela está inserida
Áudio em mp3, duração: 6'10", tamanho: 2,79MB.
d) Como promover a educação pelas mídias?
Áudio em mp3, duração: 3'02" , tamanho: 1,38MB.
3. Sérgio Nesteriuk fala sobre ética e violência nos games:
a) Sérgio conta sobre sua formação e sua experiência no estudo de games
Áudio em mp3, duração: 2'54", tamanho: 1,3MB.
b) As questões importantes dos estudos qualitativos sobre violência nos games que são deixadas de lado nas pesquisas quantitativas
Áudio em mp3, duração: 6'50", tamanho: 3,1MB.
c) O videogame como catarse para a violência
Áudio em mp3, duração: 5'11", tamanho: 2,4MB.
d) O videogame é atacado por ser uma ameaça às outras mídias?
Áudio em mp3, duração: 1'53", tamanho: 884KB.
e) Para relacionar violência com videogame é preciso primeiro entender as particularidades dessa mídia ainda pouco estudada
Áudio em mp3, duração: 7'24" , tamanho: 3,4MB.
f) Ao jogar muitos jogos violentos a criança pode perder a sensibilade aos atos violentos? Por outro lado, o videogame pode trazer algum benefício a elas? A resignificação que os jogadores fazem dos jogos eletrõnicos
Áudio em mp3, duração: 4'08", tamanho: 1,9MB.
g) A polêmica em torno da censura dos games
Áudio em mp3, duração: 2'36", tamanho: 1,2MB.
4. Silverstom ressalta a questão do videogame ser mais uma mídia e de cada jogador ter uma subjetividade individual diante do jogo
Áudio em mp3, duração: 47" , tamanho: 371KB.
5. O público faz perguntas:
a) O que se deve ter em mente ao desenvolver um game para crianças? Que ética seguir? Como não subestimar a inteligência desse público?
Áudio em mp3, duração: 13'03" , tamanho: 6,0MB.
b) Os games não estarão levando a culpa por atos violentos por ser esse um argumento utilizado como atenuante nos crimes? Como definir se um jogo é violento? Quem faz a censura de jogos e baseado em quê?
Áudio em mp3, duração: 9'51" , tamanho: 4,5MB.
c) A pirataria de games é totalmente antiética? Como impedir que as crianças não vejam os jogos censurados se eles estão disponíveis no mercado da pirataria?
Áudio em mp3, duração: 8'06", tamanho: 3,7MB.
6. Claudemir Viana e Sérgio Nesteriuk passam seus contatos
Áudio em mp3, duração: 2'10" , tamanho: 1,0MB.
Sexto Encontro: Produção de Games Educativos e Corporativos
dia 8 de outubro de 2005
Neste painel serão abordados pontos como os custos de produção e composição de equipe de produção, motivos para fazer um game para uma empresa e uma instituição educacional e seus possiveis usos em treinamentos.
Palestrantes:
– Carlos Seabra é consultor na área de educação à distância e produtos culturais online. Atende instituições como Bireme, Senac, Instituto Cidadania e outros. Fez criação de jogos online em flash para uso educacional, recreacional e institucional.
– Alê McHaddo é formado em Artes Plásticas pela escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo, onde atualmente desenvolve mestrado
em roteiros interativos. Desde 2001, coordena o núcleo de pesquisas em linguagem multimídia e games no Centro de Comunicações e Artes do Senac-SP.
1. Carlos Seabra, criador, desenvolvedor e produtor de jogos, fala sobre:
a) A amplitude do mundo dos jogos
Áudio em mp3, duração: 5'19", tamanho: 2,43MB.
b) O criador de jogos encarado como um deus
Áudio em mp3, duração: 2'49" , tamanho: 1,29MB.
c) A testagem das regras e do próprio jogo
Áudio em mp3, duração: 1'30", tamanho: 708KB.
d) A diferença das regras e da testagem em um jogo de tabuleiro e um jogo eletrônico
Áudio em mp3, duração: 13'57", tamanho: 6,38MB.
e) A relação entre jogos e educação
Áudio em mp3, duração: 13'42" , tamanho: 6,27MB .
f) Como fazer um jogo educativo que não seja chato?
Áudio em mp3, duração: 4'45" , tamanho: 2,17MB.
2. Alê McHaddo, criador de jogos eletrônicos, fala sobre:
a) A sua trajetória na criação de games
Áudio em mp3, duração: 2'10", tamanho: 0,99MB.
b) Como é trabalhar com games no Brasil hoje
Áudio em mp3, duração: 7'41", tamanho: 2,45MB.
c) A importância do game se estabelecer como linguagem
Áudio em mp3, duração: 3'42", tamanho: 1,04MB.
d) A busca da narrativa nos games
Áudio em mp3, duração: 3'03", tamanho: 1,40MB.
e) A necessidade da experimentação nos games
Áudio em mp3, duração: 5'15", tamanho: 2,40MB.
f) Como se desenvolveu o game no Brasil
Áudio em mp3, duração: 4'26", tamanho: 2,03MB.
3. Carlos Seabra faz cometários sobre a exposição de Alê McHaddo:
a) A necessidade do game se estabelecer como indústria para se popularizar
Áudio em mp3, duração: 2'01", tamanho: 952KB.
b) O game livre
Áudio em mp3, duração: 3'34", tamanho: 1,63MB .
c) A adaptação dos tempos à linguagem
Áudio em mp3, duração: 39", tamanho: 307KB.
4. O público faz perguntas:
a) Por que a pirataria de games é tão grande?
Áudio em mp3, duração: 10'33", tamanho: 4,83MB.
b) Qual o caminho para combater a pirataria?
Áudio em mp3, duração: 7'23", tamanho: 3,37MB.
c) Como andam as pesquisas de games que promovem a interação física do jogador com o game?
Áudio em mp3, duração: 4'28", tamanho: 2,05MB.
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