Discutir o conceito de ferramentas de comunicação e seu papel, tendo em vista a questão pedagógica. Pesquisar ferramentas e seus componentes com vistas a oferecer informações pertinentes ao ambiente escolar. Participar do desenvolvimento de um portal educacional, com a proposta de interação entre os diversos setores da comunidade e de vínculo à consciência da acessibilidade. Educação a distância, inclusão digital e socialização do saber, acessibilidade, democratização do conhecimento. Construir um novo espaço de interação voltado para a escola. Ilustrar, apoiar e incentivar o uso corrente das ferramentas de comunicação, incluindo email, chat, blog, fórum, listas de discussão, webquests e mapas conceituais, bem como aplicativos específicos para portadores de necessidades especiais.

Segundo Encontro – Ferramentas de Comunicação

dia 21 de maio de 2005

Ubirajara explica o papel das “madrinhas”
Áudio em mp3, duração: 3'34", tamanho do arquivo: 3,27MB.

Trabalhos desenvolvidos pelos participantes sobre comunidades virtuais (1 a 9):

1. Sueli fala de sua pesquisa: as comunidades virtuais são efêmeras?
Áudio em mp3, duração: , 6'04" tamanho do arquivo: 5,55MB.

2. As comunidades virtuais são um sistema vivo.
Áudio em mp3, duração: 0'45", tamanho do arquivo: 705KB.

3. Ubirajara fala do trabalho de Raquel: direferença entre trabalhar em equipe e trabalho de grupo
Áudio em mp3, duração: 0:55, tamanho do arquivo: 434KB.

4. Alaíde fala de sua pesquisa sobre reciprocidade na comunidade digital.
Áudio em mp3, duração: 2'06", tamanho do arquivo: 988KB.

5. Vicente fala sobre saber conviver numa comunidade real para poder conviver numa comunidade virtual.
Áudio em mp3, duração: 2'10", tamanho do arquivo: 0,99MB.

6. Ubirajara fala sobre a importância da interferência de todos no ambiente moodle.
Áudio em mp3, duração: 0'57", tamanho do arquivo: 448KB.

7. Ubirajara fala do trabalho de Edimilson que levanta questões sobre ética.
Áudio em mp3, duração: 0'29", tamanho do arquivo: 230KB.

8. Aparecido fala sobre sua experiência em um telecentro.
Áudio em mp3, duração: 2'49", tamanho do arquivo: 1,29MB.

9. Ubirajara fala da pesquisa de Luci sobre o início das comunidades virtuais.
Áudio em mp3, duração: 0'26", tamanho do arquivo: 206KB.

10. Ubirajara indica livros sobre comunidade virtual.
Áudio em mp3, duração: 0'38", tamanho do arquivo: 298KB.

11. Ubirajara faz um resumo sobre comunidade virtual.
Áudio em mp3, duração: 0'50", tamanho do arquivo: 391KB.

12. Ubirajara indica o tema da aula: ferramentas da comunicação com a palestrante Rosângela de Abreu.
Áudio em mp3, duração: 0'25" , tamanho do arquivo: 201KB.

13. Rosângela fala de seu início de uso do computador sempre ligado à prática de sala de aula.
Áudio em mp3, duração: 3'17", tamanho do arquivo: 1,50MB.

Vídeo História de Aprendizes
Vídeo em wmv(Windows Media Vídeo), duração: 8'17", tamanho do arquivo: 34,128MB.

Rosângela faz uma introdução sobre o uso de ferramentas digitais na educação.
Áudio em mp3, duração: 2'13", tamanho do arquivo: 1,02MB.

Rosângela explica quais são as ferramentas, sua gestão e o papel do professor e do aluno ao utilizá-las:

1. “Perfil”
Áudio em mp3, duração: 2'52", tamanho do arquivo: 1,31MB

2. “Correio eletrônico”
Áudio em mp3, duração: 4'25", tamanho do arquivo: 2,02MB.

3. “Fórum”
Áudio em mp3, duração: 8'15", tamanho do arquivo: 3,78MB.

4. “Chat” ou “bate-papo”
Áudio em mp3, duração: 6'33", tamanho do arquivo: 3MB.

5. “Portifólio”
Áudio em mp3, duração: 5'21", tamanho do arquivo: 2,45MB.

6. “Diário de bordo”
Áudio em mp3, duração: 7'11", tamanho do arquivo: 3,28MB.

7. Rosângela fala de seu site
Áudio em mp3, duração: 0'53", tamanho do arquivo: 419KB.

8. Rosângela dá referências de livros sobre essas ferramentas.
Áudio em mp3, duração: 1'41", tamanho do arquivo: 793KB.

9. O ensino através de ferramentas virtuais facilita que haja troca de conhecimento entre professor e aluno.
Áudio em mp3, duração: 7'11", tamanho do arquivo: 3,29MB.

10. No ambiente virtual, existe certo ou errado? Como é a avaliação?
Áudio em mp3, duraç&at
ilde;o: 4'34", tamanho do arquivo: 2,09MB.

11. Os alunos podem superar as expextativas do professor.
Áudio em mp3, duração: 5'39", tamanho do arquivo: 2,58MB.

12. Nomes das "madrinhas" e seus respectivos "afilhados".
Áudio em mp3, duração: 0'51", tamanho do arquivo: 400KB.

13. Ubirajara mostra as ferramentas no moodle.
Áudio em mp3, duração: 11'07", tamanho do arquivo: 5,09MB.

14. Lição de casa
Áudio em mp3, duração: 2'20", tamanho do arquivo: 1,06MB.


Terceiro Encontro – Ferramentas de Pesquisa – WebQuest

dia 25 de junho de 2005

1. Lilian fala sobre as propostas da Cidade do Conhecimento para 2005
Áudio em mp3, duração: 11'24", tamanho do arquivo: 5,22MB.

2. Ubirajara apresenta a professora Mary Grace Martins
Áudio em mp3, duração: 0'33", tamanho do arquivo: 263KB.

Mary Grace fala sobre WebQuest:

3. Introdução
Áudio em mp3, duração: 0'21", tamanho do arquivo: 165KB.

4. Internet
Áudio em mp3, duração: 3'40", tamanho do arquivo: 1,68MB.

5. Origem da WebQuest
Áudio em mp3, duração: 1'01", tamanho do arquivo: 482KB.

6. Definição de WebQuest
Áudio em mp3, duração: 1'58", tamanho do arquivo: 927KB .

7. Princípios da WebQuest
Áudio em mp3, duração: 2'07", tamanho do arquivo: 998KB.

8. WebQuest curta e longa
Áudio em mp3, duração: 1'13", tamanho do arquivo: 649KB.

9. Objetivos educacionais
Áudio em mp3, duração: 2'19", tamanho do arquivo: 1,06MB.

10. Como planejar uma WebQuest
Áudio em mp3, duração: 2'36", tamanho do arquivo: 1,19MB.

11. Tarefa
Áudio em mp3, duração:2'09" , tamanho do arquivo: 0,98MB.

12. Processo
Áudio em mp3, duração: 2'21", tamanho do arquivo: 1,08MB.

13. Avaliação
Áudio em mp3, duração: 0'50", tamanho do arquivo: 392KB.

14. Conclusão
Áudio em mp3, duração: 2'06" , tamanho do arquivo: 984KB.

15. Mary Grace apresenta a WebQuest do cortiço
Áudio em mp3, duração: 19'53", tamanho do arquivo: 9,10MB.

16. Mary Grace fala sobre as dificuldades e os sucessos na criação dessa WebQuest
Áudio em mp3, duração: 4'17", tamanho do arquivo: 1,96MB.

17. Mary Grace mostra os trabalhos dos alunos
Áudio em mp3, duração: 2'35", tamanho do arquivo: 1,18MB.

18. Perguntas à professora Mary Grace
Áudio em mp3, duração: 1'50", tamanho do arquivo: 861KB.

19. Lilian faz considerações sobre o uso da WebQuest
Áudio em mp3, duração: 4'57", tamanho do arquivo: 2,26MB.

20. Ubirajara passa a tarefa de criação de uma WebQuest
Áudio em mp3, duração: 2'28", tamanho do arquivo: 1,13MB.

21. Mary Grace fala sobre a avaliação do aluno na WebQuest
Áudio em mp3, duração: 3'36", tamanho do arquivo: 1,64MB.

22. Ubirajara mostra uma WebQuest feita por ele
Áudio em mp3, duração: 1'08", tamanho do arquivo: 537KB.

23. Lição de casa
Áudio em mp3, duração: 3'05", tamanho do arquivo: 1,41MB.


Quarto Encontro – Acessibilidade

dia 27 de agosto de 2005.

Lilian abre o 4º encontro do módulo sobre acessibilidade
Áudio em mp3, duração: 3'39", tamanho: 1,67MB.

Palestrantes:
– “Acessibilidade: soluções alternativas para todos os tipos de usuários”: Prof. Dr. José Oscar Fontanini de Carvalho, Docente e pesquisador do CEATEC (Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia) e do CCSA (Centro de Ciências Sociais Aplicadas) e coordenador da CED (Coordenadoria de Ensino a Distância) da PUC-Campinas.
– "Inclusão Digital: O Uso de Software Livre por educadores": João Mendes, Consultor Técnico do Colégio Dante Alighieri.

2. Prof. José Oscar Fontanini de Carvalho fala sobre acessilidade para inclusão social:

a) Introdução
Áudio em mp3, duração: 2'04", tamanho: 973KB.

b) O que é inclusão social? E inclusão digital?
Áudio em mp3, duração: 4'04", tamanho: 1,86MB.

c) Usabilidade e acessibilidade
Áudio em mp3, duração: 6'43", tamanho: 3,07MB.

d) Diferença na classificação das deficiências físicas
Áudio em mp3, duração: 1'18", tamanho: 609KB.

e) Leis e normas de acessibilidade
Áudio em mp3, duração: 7'23", tamanho: 3,38MB.

f) Design Universal
Áudio em mp3, duração: 14'24", tamanho: 6,59MB.

g) Links importantes
Áudio em mp3, duração: 6'00", tamanho: 2,75MB.

h) Conclusão
Áudio em mp3, duração: 4'45", tamanho: 2,17MB.

3. Prof. José Oscar Fontanini de Carvalho responde as perguntas:

a) Por que as normas da ABNT são monopolizadas?
Áudio em mp3, duração: 2'04", tamanho: 975KB .

b) As leis não existem ou não são cumpridas?
Áudio em mp3, duração: 2'18" , tamanho: 1,05MB.

c) Qual a opinião do prof. Oscar sobre o design universal?
Áudio em mp3, duração: 2'18", tamanho: 1,05MB .

d) O papel dos educadores na conscientização do respeito aos deficientes físicos
Áudio em mp3, duração: 1'41", tamanho:789KB.

e) Colocar-se na pele dos deficientes
Áudio em mp3, duração: 2'29", tamanho: 1,14MB.

4. Prof. João Mendes fala sobre o uso do software livre na inclusão digital:

a) Introdução
Áudio em mp3, duração: 2'26", tamanho: 1,11MB .

b) História do software livre
Áudio em mp3, duração: 6'12", tamanho: 2,83MB .

c) O que é software livre?
Áudio em mp3, duração: 7'49", tamanho: 3,58MB .

d) Quem são os desenvolvedores do software livre?
Áudio em mp3, duração: 1'32", tamanho: 722KB.

e) Licença da GPL e BSD
Áudio em mp3, duração: 6'50", tamanho: 3,12MB .

f) Por que o software livre é um fator estratégico na inclusão digital?
Áudio em mp3, duração: 5'07", tamanho: 2,34MB .

g) Como começar a utilizar o software livre?
Áudio em mp3, duração: 1'00", tamanho: 475KB .

h) Software livre não é apenas Linux
Áudio em mp3, duração: 6'54", tamanho: 3,16MB.

5. Prof. João Mendes responde as perguntas:

a) É possível utilizar Windows e Linux no mesmo computador?
Áudio em mp3, duração: 49", tamanho: 386KB.

b) Por que utilizar software livre nas escolas?
Áudio em mp3, duração: 3'06", tamanho: 1,42MB .

c) Como encontrar um curso de Linux?
Áudio em mp3, duração: 1'47", tamanho: 843KB .

d) Como lidar com a introdução do software livre nas escolas?
Áudio em mp3, duração: 3'42", tamanho:1,69MB .

e) O que são as diferentes distribuições de Linux?
Áudio em mp3, duração: 1'05", tamanho: 514KB .

f) Qual a dificuldade que um professor encontra ao mudar de Windows para Linux?
Áudio em mp3, duração: 2'26", tamanho: 1,11MB .

g) Qual a importância estratégica do software livre na sociedade atual que valoriza tanto o conhecimento?
Áudio em mp3, duração: 3'12", tamanho:1,46MB .

h) Não é necessário dar um passo a mais e pensar em emancipação digital e não só em inclusão digital?
Áudio em mp3, duração: 1'29", tamanho: 695KB .

i) Existe algum projeto de design universal entre os programas de computador?
Áudio em mp3, duração: 3'28", tamanho: 1,59MB .

6. Prof. João Mendes mostra alguns softwares livres
Áudio em mp3, duração: 8'30", tamanho: 3,89 MB .

7. Lição de casa
Áudio em mp3, duração: 1'46", tamanho: 832KB .