Este projeto tem por objetivo identificar, implementar e avaliar aplicações práticas de redes digitais voltadas à solução de problemas em comunidades e organizações com base no uso de software livre.

A dinâmica do projeto consiste na formação de comunidades on-line utilizando ambientes de comunicação e colaboração hospedados na Cidade do Conhecimento e na FAPESP.

Encontros presenciais, em locais estratégicos, com a presença de indivíduos atuantes na área, serão programados ao longo do projeto. O objetivo é a formação de uma rede de capacitação permanente em software livre integrando membros de diferentes comunidades em todo o país, garantindo que os participantes menos experientes possam desenvolver-se com o grupo.

Debate constante, através da comunidade virtual, sobre o papel das tecnologias de informação e comunicação na organização da sociedade. Análise de casos reais e possibilidade de reaplicar idéias de sucesso.

Sessões presenciais para identificação de interesses e aproximação dos participantes, exposição de idéias e troca de experiências.


Primeiro Encontro: Cidade do Conhecimento: suas redes, suas atividades

dia 29 de abril de 2005

Primeira parte: apresentações gerais

Objetivos: Apresentar a Cidade e o Educar; debater o conceito de redes sociais e tecnologia da informação.

Questões

– Como e por que surgiu a Cidade?
– O que a Cidade faz?
– O que é o Educar?
– Resultados alcançados

Expositora: Lilian Starobinas, historiadora, pesquisadora da Cidade e coordenadora do Educar na Sociedade da Informação.

1. Lilian explica o que é a Cidade do Conhecimento:
Áudio em mp3, duração: 3'45", tamanho: 1.7MB .

2. Gilson fala mais sobre a Cidade do Conhecimento:
Áudio em mp3, duração: 0'56", tamanho do arquivo: 445k .

3. Lilian explica o que é o Educar:
Áudio em mp3, duração: 5'06", tamanho do arquivo: 2.3MB .

4. Thiago fala mais sobre o Educar:
Áudio em mp3, duração: 2'06" , tamanho do arquivo: 991k .

Segunda parte: Software livre e projetos comunitários: apresentação do módulo

Objetivos: Explicar por que a Cidade do Conhecimento se propõe a oferecer um programa denominado “Software livre e projetos comunitários”

Questões

– O que são softwares livres?
– O que são projetos comunitários (relação com educação)?
– Relação entre software livre e software proprietário.
– Objetivos do módulo

Expositor: Thiago Guimarães, mediador do módulo e pesquisador da Cidade do Conhecimento. 

1. Thiago fala sobre a programação do módulo:
Áudio em mp3, duração: 8'15", tamanho do arquivo: 3.8 MB .

2. O que é software livre?:
Áudio em mp3, duração: 7'41", tamanho do arquivo: 7.0 MB .

3. O que é copyleft?:
Áudio em mp3, duração: 1'02", tamanho do arquivo: 979k .

4. O que são projetos comunitários?:
Áudio em mp3, duração: 3'53", tamanho do arquivo: 3.6 MB .

5. Apresentação dos membros do grupo:
Áudio em mp3, duração: 8'19", tamanho do arquivo: 7.6 MB .

6. Continuação da apresentação dos membros do grupo:
Áudio em mp3, duração: 3'34", tamanho do arquivo: 3.3 MB .

7. Lilian fala sobre o "Educar em Tempo":
Áudio em mp3, duração: 2'13", tamanho do arquivo: 2 MB .

Terceira parte: Publicação na Web (1): Moodle

Objetivos: Explicar como funciona o Moodle

Questões
– Exemplos de ferramentas de interação em ambiente virtual
– Oficina prática de Moodle

Expositor: André Onuki, membro da equipe de tecnologia da Cidade do Conhecimento.

1. André fala sobre o moodle:
Áudio em mp3, duração: 9'18", tamanho do arquivo: 8.4 MB .

2. Thiago fala sobre os links de referência:
Áudio em mp3, duração: 5'04', tamanho do arquivo: 4.7 MB .

3. Apresentação do moodle que já foi utilizado por uma turma anterior:
Áudio em mp3, duração: 10'37", tamanho do arquivo: 9.7 MB .

4. Lilian fala sobre a utilidade do chat para o educador:
Áudio em mp3, duração: 6'27", tamanho do arquivo: 5.9 MB.

5. Início do aprendizado de utilização de software livre e glossário:
Áudio em mp3, duração: 3'50", tamanho do arquivo: 3.5MB .

6. Tarefa: cada um se apresenta no ambiente individual:
Áudio em mp3, duração: 1'59", tamanho do arquivo:1.8 MB


Segundo Encontro: A cidade e o narcotráfico

dia 13 de maio de 2005

Objetivos: Discutir as implicações sociais e geográficas do desenvolvimento do narcotráfico em regiões urbanas

1. Situação Internacional – Plano Colômbia:
Áudio em mp3, duração:5'40", tamanho: 2,67MB .

2. Cocaína & Violência: introdução:
Áudio em mp3, duração: 4'03", tamanho: 1,9MB .

3. Tráfico de Drogas & Violência:
Áudio em mp3, duração: 6'59", tamanho: 3,27MB .

4. Desparecimento do Poder:
Áudio em mp3, duração: 7'21", tamanho: 3,42MB .

5. Violência: Espaço do Terror:
Áudio em mp3, duração: 4'40", tamanho: 2,14MB .

6. Canais de Envolvimento:
Áudio em mp3, duração: 4', tamanho: 1,89MB .

7. Legalização das Drogas:
Áudio em mp3, duração: 1'30", tamanho: 710Kb


Terceiro Encontro: Softwares livres e proprietários: esse debate interessa a você

dia 3 de junho de 2005

Objetivos: Promover um debate (o menos passional possível) sobre vantagens e desvantagens dos tipos de software e quais suas implicações para educadores e cidadãos

Questões
– Um panorama do desenvolvimento e do mercado de softwares no Brasil e no mundo
– As implicações sociais das opções tecnológicas
– Quais elementos o cidadão leva em conta para se posicionar

Debatedores
– Antônio César Gerum, arquiteto de questões relativas a software livre e software proprietário, da Microsoft Brasil
– Prof. Dr. Arnaldo Mandel, professor do Instituto de Matemática e Estatística da USP

Mediador: Thiago Guimarães mediador do módulo e pesquisador da Cidade do Conhecimento

Elaboração de projetos (2): pesquisa na comunidade

Objetivos: Publicar na rede tutorial sobre elaboração de projetos e debater e a importância de conhecer a realidade de uma comunidade para desenvolver projetos e apresentar ferramentas de pesquisa participante

Questões
– A visão geral de um projeto
– O conceito de pesquisa participante
– Por que o projeto e a pesquisa precisam de foco?
– Metodologias de pesquisa e interpretação de dados
– Orientar os participantes que apresentaram projetos

Mediador
– Luís Filipe Silvério Lima, historiador coordenador do Educar na Sociedade da Informação.

1. Thiago expõe o debate software livre e/ou software proprietário com os expositores Dr. Arnaldo Mandel e Antonio César Gerum:
Áudio em mp3, duração: 5'22", tamanho: 2,46MB .

2. Antonio César Gerum faz sua exposição sobre o modelo de software proprietário:
Áudio em mp3, duração: 18'34", tamanho: 8,50MB .

3. Dr. Arnaldo Mandel faz sua exposição sobre o modelo de software livre:
Áudio em mp3, duração: 18'06", tamanho: 8,29MB .

4. Thiago questiona Antonio César Gerum sobre a legitimação dos valores quando há muitas economias de rede e qual a ação da Microsoft Brasil diante de um governo federal que tem apoiado o software livre em diversas políticas públicas:
Áudio em mp3, duração: 18'56", tamanho: 8,66MB .

5. Thiago pergunta ao Dr. Arnaldo Mandel onde a questão do software livre se apresenta ao usuário comum e porque se fala que o software livre está associado à liberdade de conhecimento:
Áudio em mp3, duração: 8'51", tamanho: 4,05MB .

Debate aberto para perguntas (6 a 12):

6. Qual o maior concorrente do Microsoft Word hoje?:
Áudio em mp3, duração: 7'27", tamanho: 3,41MB .

7. Como o usuário leigo pode aprender a utilizar o software livre se os cursos são pagos?:
Áudio em mp3, duração: 5'41", tamanho: 2,60MB .

8. Qual a diferença entre o Windows XP e o Windows Start Edition?:
Áudio em mp3, duração: 1'48", tamanho: 845KB .

9. Qual a política da Microsoft de desenvolvimento de softwares no Brasil?:
Áudio em mp3, duração: 4:39, tamanho: 2,13MB .

10. O que garante que no software livre haverá um padrão compartilhado entre todos?:
Áudio em mp3, duração: 6'44", tamanho: 3,08MB .

11. Qual a possibilidade da volta de sistemas como o DOS para regiões mais pobres sem computadores de última tecnologia?:
Áudio em mp3, duração: 5'43", tamanho: 2,62MB .

12. Considerações finais?:
Áudio em mp3, duração: 4'10", tamanho: 1,9MB .

13. Luis Filipe fala sobre pesquisa na elaboração de projetos:
Áudio em mp3, duração: 23'39", tamanho: 10,8MB .

14. O problema pode se modificar ao longo da pesquisa:
Áudio em mp3, duração: 1'05", tamanho: 510KB .

15. Cronograma e readequação do problema:
Áudio em mp3, duração: 17'36", tamanho: 8,06MB .

16. Diferença entre um projeto individual e um projeto coletivo:
Áudio em mp3, duração: 3'51", tamanho: 1,76MB .

17. Como lidar quando há uma grande interferência externa em torno da pesquisa?:
Áudio em mp3, duração: 4'40", tamanho: 2,13MB .

18. Thiago fala sobre projetos comunitários em duas dimensões: no resultado final e na própria elaboração do projeto:
Áudio em mp3, duração: 3'01", tamanho: 1,38MB .

19. Próximos passos:
Áudio em mp3, duração: 1'27", tamanho: 685KB


Quarto Encontro: Elabora&ccedi
l;ão de projetos (4): articulação comunitária

dia 5 de agosto de 2005

Objetivos: Discutir formas de aproximação e métodos de articulação das comunidades em torno de projetos de interesse público.

Questões
– Fatores que contribuem para maior aderência social
– Como conquistar aliados e como lidar com eventuais oponentes?

Debatedor: Kiminoshim Yoshida, sociólogo e coordenador da equipe de implementação de telecentros (2001-2004)

Mediador: Thiago Guimarães apresenta o debate sobre elaboração de projetos comunitários
Áudio em mp3, duração: 9'14", tamanho: 4,23 MB.

1. Kiminoshim Yoshida fala sobre sua experiência na implementação de telecentros
Áudio em mp3, duração: 11'43", tamanho: 5,36MB .

2. Yoshida fala sobre o filme feito por Thiago Guimarães entrevistando o pessoal dos telecentros
Áudio em mp3, duração: 43", tamanho: 338KB.

VÍDEO Apresentação dos Telecentros São Paulo
Vídeo em mpg, duração: 11'40", tamanho:113 MB .

3. Yoshida desenvolve mais as questões em torno da implementação de telecentros
Áudio em mp3, duração: 9'31", tamanho: 4,35 MB .

4. Yoshida fala sobre o vídeo da Casa Brasil
Áudio em mp3, duração: 10", tamanho: 81KB .

VÍDEO DA CASA BRASIL – Casa Brasil – Valente – Bahia
Versão de 5 minutos- 48 Mb
Versão de 10 minutos – 99 Mb

Perguntas do público para Yoshida:

6. Cintia pergunta como as organizações estão fazendo para manter os projetos quando, após 4 anos, termina o apoio da Casa Brasil
Áudio em mp3, duração: 479KB, tamanho: 1'01".

7. Thiago Guimarães pede que Yoshida comente sobre a iniciativa dos trabalhadores dos projetos e a utilização de instrumentos de articulação comunitária
Áudio em mp3, duração: 1'57", tamanho: 915KB .

8. Aparecido pergunta como esses projetos estão sendo sedimentados para serem apartidários e João Luís complementa perguntando como estão hoje os projetos que tiveram início na gestão anterior
Áudio em mp3, duração: 421KB, tamanho: 53".

9. Julieta comenta a dependência da política local num projeto desenvolvido por ela
Áudio em mp3, duração: 2'49", tamanho: 1,28MB.

Kiminoshim Yoshida responde as perguntas:

1. Articulação comunitária
Áudio em mp3, duração: 4'56", tamanho: 2,26MB.

2. Orçamento participativo e o projeto Casa Brasil
Áudio em mp3, duração: 1,42MB, tamanho: 3'06".

3. Permanência Intergeracional política e participação da população nos projetos
Áudio em mp3, duração: 3'42", tamanho: 1,69MB .

4. Tenório pergunta qual a diferença entre o que foi feito nos telecentros com a utilização de software livre e o que não poderia ter sido feito sem este uso
Áudio em mp3, duração: 4'26", tamanho: 2,03MB .

Thiago Guimarães apresenta a segunda parte do encontro
Áudio em mp3, duração: 27", tamanho: 215KB .

Elaboração de projetos (5): captação de recursos

Objetivos: Informações sobre instituições financiadoras e procedimentos geralmente necessários para captar recursos para um projeto comunitário

Questões

– Quem pode bancar o projeto?
– Vale a pena atirar para todos os lados?
– Exemplos de parcerias bem sucedidas

Debatedora: Andrea Goldschmidt

Veja a apresentação de Andrea Goldschmidt, "Manual de Captação de Recursos"

1. Andrea faz uma introdução sobre o tema
Áudio em mp3, duração: 7'16", tamanho: 3,33MB.

2. Os seis passos da captação de recursos:

a) preocupação com o ponto de vista da comunidade;
Áudio em mp3, duração: 5'24", tamanho: 2,47MB .

b) estabelecimento de prioridades;
Áudio em mp3, duração: 1'29", tamanho: 701KB.

c) formulação de metas;
Áudio em mp3, duração: 1'01", tamanho: 483KB.

d) avaliação;
Áudio em mp3, duração: 37", tamanho: 291KB .

e) descrição dos programas e orçamento.
Áudio em mp3, duração: 1'44", tamanho: 817KB.

3. Montando um plano de captação separado para cada projeto
Áudio em mp3, duração: 2'23", tamanho: 1,09MB.

4. Roteiro de elaboração de projetos
Áudio em mp3, duração: 784KB, tamanho: 1'40".

5. Apresentação da organização e justificação do projeto
Áudio em mp3, duração: 5'41", tamanho: 2,60MB .

6. Equipe técnica
Áudio em mp3, duração: 315KB , tamanho: 40".

7. Comunicação
Áudio em mp3, duração: 45", tamanho: 352KB.

8. Cronograma e avaliação
Áudio em mp3, duração: 1'38", tamanho: 770KB.

9. Orçamento
Áudio em mp3, duração: 1'39", tamanho: 776KB .

10. Possibilidades de multiplicação
Áudio em mp3, duração: 1'00", tamanho: 473KB.

11. Anexos
Áudio em mp3, duração: 9", tamanho: 72,2KB .

12. Fontes de financiamento
 Áudio em mp3, duração: 11'29", tamanho: 5,25MB.
 
13. Formas de abordagem
Áudio em mp3, duração: 8'43", tamanho: 3,99MB .

14. Plano de captação de recursos
Áudio em mp3, duração: 3'02", tamanho: 1,39MB.

15. Montagem da apresentação
Áudio em mp3, duração: 1'28", tamanho: 691KB .

16. Importância do planejamento
Áudio em mp3, duração: 6'32", tamanho: 2,99MB .

17. Importância do feedback
Áudio em mp3, duração: 1'02", tamanho: 484KB .
 
18. Aspectos psicológicos
Áudio em mp3, duração: 1'24", tamanho: 661KB.

Andrea Goldschmidt responde as perguntas do público:

1. Existem doações que não são bem vindas?
Áudio em mp3, duração: 1'10", tamanho: 584KB.

2. É possível mudar a visão de uma empresa para vender o projeto?
Áudio em mp3, duração: 2'05", tamanho: 983KB.

3. Como saber quais empresas têm interesses nos objetivos dos projetos que se quer desenvolver?
Áudio em mp3, duração: 3'11", tamanho: 1,46MB.

4. Como encarar situações novas como o uso de software livre?
Áudio em mp3, duração: 3'12", tamanho: 1,46MB.

5. Qual o período para a apresentação de projetos?
Áudio em mp3, duração: 1'48", tamanho: 847KB.

6. Responsabilidade social nas empresas privadas hoje é uma tendência ou uma moda?
Áudio em mp3, duração: 4'30", tamanho: 2,05MB.

7. É melhor que o captador seja comissionado ou assalariado? Pessoas físicas podem captar recursos para projetos comunitários?
Áudio em mp3, duração: 6'11", tamanho: 2,83MB .

8. O papel do conselho é um papel fundamental?
Áudio em mp3, duração: 6'07", tamanho: 2,80MB.

9. Os financiadores realmente se preocupam com o histórico das associações que procuram financimanento?
Áudio em mp3, duração: 2'55", tamanho: 1,34MB.

10. Thiago fecha o encontro
Áudio em mp3, duração: 36", tamanho: 285KB .


Quinto Encontro: Comunicação comunitária (1)

dia 2 de setembro de 2005

Questões
– O que é um projeto de fato comunitário?
– Qual o papel da comunicação nas comunidades?
– Rádios comunitárias, fanzines e outros veículos
– Como a comunicação é desenvolvida em sua comunidade?

Mediadores:
– Paula Takada, jornalista e orientadora da oficina de comunicação comunitária nos telecentros de São Paulo (até 2004)
– Dioclécio Luz, articulador do movimento de rádios comunitárias e autor de livro sobre o assunto

1. Thiago abre o encontro sobre comunicação comunitária relacionando esse tema à greve na USP em protesto ao veto do governador do aumento das verbas destinadas à universidade pública
Áudio em mp3, duração:5'30" , tamanho:2,53MB .

2. Dioclécio Luz fala sobre direito à comunicação criticando as leis brasileiras:

a) Introdução
Áudio em mp3, duração:33" , tamanho:261KB .

b) Definindo arte e cultura e suas diferenças, a indústria cultural forma gostos independente do produto ter ou não qualidade, ser ou não ser arte
Áudio em mp3, duração:5'59" , tamanho:2,74MB .

c) Onde achar e quanto custa a cultura? Quem pode pagar por ela? As grandes emissoras e jornais iludem a população de que ela pode ter acesso à mídia enquanto na verdade nos permite ser no máximo meros consumidores
Áudio em mp3, duração:5'05" , tamanho:2,33MB .

d) Por que a comunidade precisa de uma rádio? Que "verdades" as grandes emissoras divulgam?
Áudio em mp3, duração:5'13" , tamanho:2,39MB .

e) Tipos de rádio: comunitária, comercial, rádio-corneta, livre, baixa-potência, pirata e educativa
Áudio em mp3, duração:3'41" , tamanho:1,68MB .

f) Para que e
xistir rádio comunirária? Como é definida a rádio comunitária pela lei?
Áudio em mp3, duração:3'42" , tamanho:1,69MB .

g) Os absurdos impostos por lei para o funcionamento das rádios comunitárias
Áudio em mp3, duração:6'29" , tamanho:2,96MB .

h) As leis importantes que as grandes emissoras não seguem sem serem punidas
Áudio em mp3, duração:2'20" , tamanho:1,07MB .

i) Quem são os donos dos meios de comunicação? Que manipulação exercem sobre nós?
Áudio em mp3, duração:10'19" , tamanho:4,72MB .

j) Que problemas as rádios comunitárias enfrentam hoje?
Áudio em mp3, duração:8'37" , tamanho:3,94MB .

l) Quais são as reivindicações das rádios comunitárias?
Áudio em mp3, duração:5'14" , tamanho:2,39MB .

m) A importância do papel da comunicação comunitária
Áudio em mp3, duração:10'07" , tamanho:4,63MB .

n) Quais são os nossos direitos?
Áudio em mp3, duração:2'13" , tamanho:1,01MB .

3. Thiago pergunta se Dioclécio conhece muitas rádios que são de fato comunitárias
Áudio em mp3, duração:2'53" , tamanho:1,32MB .

4. Márcio explica o sentido da comunicação comunitária
Áudio em mp3, duração: 4'26", tamanho: 2,03MB .

5. O público faz perguntas:

a) Raquel, do Comitê para a Democratização da informática, pergunta sobre o modo de produção das rádios comunitárias
Áudio em mp3, duração:2'18" , tamanho:1,05MB .

b) Fábio, radialista, pergunta que caminhos as rádios comunitárias têm para conseguir operar diante de tantas limitações impostas por lei
Áudio em mp3, duração:1'30" , tamanho:710KB .

c) Carolina pergunta sobre o papel da comunicação comunitária impressa
Áudio em mp3, duração:1'19" , tamanho:620KB .

6. Dioclécio responde as perguntas
Áudio em mp3, duração:19'07" , tamanho:8,75MB .

7. Paula Takada fala sobre comunicação comunitária também através de meios impressos:

a) Como criar um espaço real de comunicação comunitária? Por que se preocupar com o receptor e não só com o emissor?
Áudio em mp3, duração:7'52" , tamanho:3,60MB .

b) As favelas são as comunidades em cidades grandes como São Paulo
Áudio em mp3, duração:1'18" , tamanho:615KB .

c) O preconceito da própria comunidade em relação à produção comunitária
Áudio em mp3, duração:4'29" , tamanho:2,15MB .

d) Como sustentar financeiramente a comunicação comunitária?
Áudio em mp3, duração:2'04" , tamanho:974KB .

e) A impotância do papel do articulador e quem pode desempenhar essa função, o envolvimento que os estudantes deveriam ter
Áudio em mp3, duração:11'36" , tamanho:5,31MB .

8. Thiago pergunta que tipo de formação uma pessoa que pretende ajudar numa produção de comunicação comunitária precisa ter e o quanto as pessoas se sentem seguras hoje para exporem suas opiniões sem medo de repressão
Áudio em mp3, duração:4'00" , tamanho:1,83MB .

9. O público faz perguntas:

a) Como pode um jornalista falar do Brasil sem conhecê-lo de verdade? Carolina fala sobre o seu projeto de conclusão de curso, o Comunicabem com garotos da Febem.
Áudio em mp3, duração:7'48" , tamanho:3,57MB .

b) Por que em vez dos jornalistas trabalharem para o mercado, eles não trabalham para a sociedade permitindo a formação de um receptor ativo?
Áudio em mp3, duração:1'19" , tamanho:622KB .

c) Como usar a comunicação para a reinclusão social? Os equipamentos de telecentros que foram fechados estão sendo doados?
Áudio em mp3, duração:3'51" , tamanho:1,76MB .

d) Por que não correr atrás de equipamentos em vez de esperar doações do governo? Por que não dar espaço para a própria comunidade contar sua experiência em vez sempre trazermos porta-vozes?
Áudio em mp3, duração:9'01" , tamanho:4,12MB .

e) Como fazer com que a comunidade produza seus próprios textos sem se enquadrar em outro sistema?
Áudio em mp3, duração:1'23" , tamanho:652KB .

10. Paula Takada responde as perguntas
Áudio em mp3, duração:10'34" , tamanho:4,84MB .

11. Dioclécio pede para Paula falar sobre a questão da identidade pessoal e a identidade da comunidade e também comenta as perguntas feitas
Áudio em mp3, duração:6'07" , tamanho:2,80MB .

12. Paula fala
sobre a questão da identidade e de como as pessoas precisam assumir sua própria identidade
Áudio em mp3, duração:2'18" , tamanho:1,05MB .

13. Edivaldo pergunta como professores como ele poderiam ter alguma ação para criar entre os alunos uma idéia livre de comunicação
Áudio em mp3, duração:5'33" , tamanho:2,54MB .

14. Lilian lembra que os educadores também devem se ver como comunicadores
Áudio em mp3, duração:1'57" , tamanho:915KB .

15. Como as pessoas ficam quando cursos temporários de comunicação comunitária terminam?
Áudio em mp3, duração:1'53" , tamanho:887KB .


Sexto Encontro: Software Livre e Audiovisual

dia 7 de outubro de 2005

Objetivos: Compreender como a opção pelo softawre livre pode tornar acessível o trabalho com a produção audiovisual, dando base para a proposição de projetos comunitários que utilizem estes recursos.

Questões:
– É possível trabalhar e editar imagens, sons, animações, vídeos com programas OpenSource?
– Há alternativas viáveis aos softwares proprietários?
– Como esses programas podem ser úteis em escolas, telecentros ou projetos comunitários?
– O que significa pensar uma cultura aberta e como as mídias digitais podem ajudar nisso?

Palestrante: Eduardo Maçan – Gerente de tecnologia do Colégio Bandeirantes, produtor cultural do Projeto Crosstalk

1. O grupo do Software Livre e Projetos Comunitários no moodle está aberto para visitantes
Áudio em mp3, duração: 3'31", tamanho: 1,61MB.

2. A discussão sobre autoria quando se fala em software livre
Áudio em mp3, duração: 14'32", tamanho:6,65MB .

3. Lilian apresenta o palestrante Eduardo Maçan
Áudio em mp3, duração: 31" , tamanho: 244KB.

4. Eduardo Maçan conta sobre a sua formação na área de computação
Áudio em mp3, duração: 5'58", tamanho: .2,73MB

5. Eduardo Maçan apresenta as intenções do Projeto Crosstalk
Áudio em mp3, duração: 4'17", tamanho: 1,96MB.

6. MIDI (Musical Instrument Digital Interface)
Áudio em mp3, duração: 8'59", tamanho:4,11MB .

7. As limitações de áudio no Linux que foram superadas
Áudio em mp3, duração: 6'46" , tamanho: 3,10MB.

8. Links para softwares livres utilizados na produção audiovisual
Áudio em mp3, duração: 1'55", tamanho: 904KB.

9. Eduardo Maçan apresenta softwares livres de áudio:

a) Audacity
Áudio em mp3, duração: 13'59", tamanho: 6,40MB.

b) Jack e Qsynth
Áudio em mp3, duração: 3'04" , tamanho: 1,41MB.

c) ZynaddsubFx
Áudio em mp3, duração: 8'16" , tamanho: 3,79MB.

d) Hydrogen
Áudio em mp3, duração: 3'35" , tamanho: 1,64MB.

e) Seqüenciador
Áudio em mp3, duração: 5'59" , tamanho: 2,74MB.

10. Programas de edição não-linear de áudio e vídeo
Áudio em mp3, duração: 29" , tamanho: 229KB.

11. A questão do licenciamneto – Licença Creative Commons
Áudio em mp3, duração: 4'44" , tamanho: 2,17MB.

12. Como esses programas podem ser úteis em telecentros?
Áudio em mp3, duração: 2'50" , tamanho: 1,29MB.

13. Programas para transmissão de vídeo
Áudio em mp3, duração: 1'11" , tamanho:557KB .

14. Vídeo da apresentação do Projeto Crosstalk no Fórum de Porto Alegre
Áudio em mp3, duração: 2'24" , tamanho: 1,10MB.


Sétimo Encontro: Encerramento

dia 4 de novembro de 2005

Mediadora: Lilian Starobinas

Palestrante: João Mendes

Painel sobre Software Livre e Educação

Software Livre e Educação é o tema em destaque na sessão de encerramento do módulo Software Livre e Projetos Comunitários, atividade promovida pelo programa “Educar na Sociedade da Informação”, da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo. O encontro acontece a partir das 9h30 do dia 4 de novembro, na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), e está aberto à participação de educadores, comunicadores, monitores de centros públicos de acesso à internet e interessados em geral.
Software Livre e Educação

Como são utilizados os recursos digitais hoje na escola e qual o espaço para Software Livre? Quais as possibilidades e utilizações dos Softwares Livres na Educação? No que podem ajudar e potencializar o ensino e aprendizagem? Quais são os aplicativos que existem? Que projetos e estratégias podem ser desenvolvidos? O uso de Software Livre na escola pode mudar o modo de aprender? O que significa pensar uma cultura aberta para a construção de conhecimento em sala de aula? Para discutir essas questões e traçar um panorama do assunto, estarão presentes Sérgio Amadeu , sociólogo, ex-presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e ex-coordenador dos Telecentros da prefeitura de São Paulo, e Jo&
atilde;o Ricardo Peçanha Mendes, consultor de informática do Dante Alighieri, administrador de redes Unix e usuário de GNU/Linux desde 1998.

1. Luís Filipe abre o encontro com o Prof. João Mendes
Áudio em mp3, duração: 30", tamanho do arquivo: 234KB.

2. O Prof. João Mendes fala sobre o uso do software livre na educação:

a) Introduz os temas específicos sobre os quais irá tratar
Áudio em mp3, duração: 1'44", tamanho do arquivo: 814KB.

b) O que é software livre?
Áudio em mp3, duração: 4'39", tamanho do arquivo: 2,12MB.

c) Quem desenvolve software livre hoje?
Áudio em mp3, duração: 53", tamanho do arquivo: 415KB.

d) Tipos de licença de distribuição de software
Áudio em mp3, duração: 4'04", tamanho do arquivo: 1,86MB .

e) A importância do software livre na inclusão digital
Áudio em mp3, duração: 6'33", tamanho do arquivo: 3,00MB.

f) Exemplos de softwares livres que podem ser utilizados na educação
Áudio em mp3, duração: 4'53", tamanho do arquivo: 2,23MB.

g) Demonstração de alguns desses softwares para crianças
Áudio em mp3, duração: 18'35", tamanho do arquivo: 8,50MB.

h) Ferramentas para trabalho
Áudio em mp3, duração: 3'12", tamanho do arquivo: 1,47MB .

3. O público faz perguntas:

a) O que é o projeto "amadis"?
Áudio em mp3, duração: 59", tamanho do arquivo: 468KB.

b) Como adquirir esses softwares?
Áudio em mp3, duração: 2'46", tamanho do arquivo: 1,27MB.

c) Existe estabilidade de padrões no desenvolvimento dos softwares livres?
Áudio em mp3, duração: 9'06", tamanho do arquivo: 4,16MB.