Professores, pesquisadores, empreendedores e gestores de políticas públicas contam com uma nova rede estratégica para promover a pesquisa, a aplicação e a avaliação do uso de games em escolas, organizações sociais e programas de inclusão digital. A rede “Games for Change” chega à América Latina pela Cidade do Conhecimento.

O Festival Games for Change América Latina recebeu mais de mil pessoas entre os dias 8 e 11 de dezembro na Escola de Comunicações e Artes da USP, no Mackenzie, Paço das Artes e Museu da Imagem e do Som. O Festival contou com o apoio da Folha de S.Paulo, Fundação Volkswagen, AMD Foundation, consórcio PRO-IDEAL (União Européia) e uma rede com mais de 20 entidades parceiras como ABRAGAMES, ACIGAMES, universidades, empresas e grupos de pesquisa. Durante o Festival, a Fundação Volkswagen lançou “O Jogo da Vida em Trânsito”, projeto que começa com o game “Autopolis”, criado por Mario Lapin com a consultoria pedagógica de Gilson Schwartz, líder do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento.

No Museu da Imagem e Som (MIS), no domingo, 11 de dezembro, as conferências de Lucia Santaella (PUC-SP) e Michelle Byrd (Games for Change, Nova York) foram seguidas do anúncio dos vencedores do I Concurso de Games e um show: “Capoeiras X Caipiras: O Jogo”. Também no MIS acontece a exposição “Game On”, uma história do videogame que coloca o passado e o futuro dos games na sociedade frente a frente.

O programa está disponível em PDF.

O evento foi tema de reportagem do SPTV na Rede Globo.