Frans Mäyra é professor de “Information Studies and Interactive Media”, com especiaização em cultura digital e “game studies” na Universidade de Tampere, na Finlândia. Desde 2002, lidera o “Tampere University Game Research Lab”, um dos mais importantes centros de pesquisa sobre as tendências da esfera lúdica. Consultor altamente requisitado em temas como culturas “gamer”, produção de sentido através de interação significativa e “online social play” e “playfulness”, Mäyra destaca em sua agenda de pesquisa temas como marginalidade, identidade, fantasia transmidiática e ficção científica.

“Recuso-me a viajar ao Brasil, não vejo sentido em aumentar a poluição no planeta se podemos trocar ideias e promover o debate por meio da interação ao vivo”, respondeu o professor finlandês quando convidado a participar da São Paulo Play Week. Ele é também diretor do “Centro de Excelência em Estudos de Cultura Gamer”, financiado pela Academia da Finlândia com agenda prevista até 2025.

O pesquisador define seu tema na “São Paulo Play Week” como “Desenvolvimento Contemporâneo da Cultura e da Sociedade Lúdica”.

“É evidente que a cultura e a sociedade estão assumindo uma forma cada vez mais lúdica ou jogável (“playful”). O papel do brincar e dos jogos torna-se claro como fator de impacto mais amplo na sociedade. É o caso de perguntarmos qual o sentido dessa “ludicidade” em nossas vidas cotidianas”, explica.

Para Frans Mäyra, as fronteiras entre “realidade” e “fantasia” estão sujeitas a novos tipos de mudança mas que também remetem a muitos precedentes históricos,

Mäyra participa da São Paulo Play Week no dia 3 de dezembro no seminário “Guerra e Paz em Sala de Aula”, no Auditório de Relações Internacionais (IRI) da USP.

Assim como Mäyra, todos podem participar remotamente do seminário. Mas é preciso fazer a inscrição pelo menos 48 horas antes da atividade, para que a organização possa dimensionar as demandas de energia, banda larga e moderação dos debates.

Leia o Programa do seminário “Guerra e Paz em Sala de Aula” e faça sua inscrição.

Conheça o Twitter de Frans Mäyra.