A última sessão de debates do ciclo “Mesh com Moedas Criativas” aconteceu na sexta-feira, 25 de março, a partir das 18 horas com o lançamento do livro “Mesh, Porque o Futuro dos Negócios é Compartilhar”, de Lisa Gansky e Prefácio de Gilson Schwartz (USP) e Luis Alberto Sota (Stratam Latin America).

Negócios tradicionais seguem uma fórmula simples: criar um produto ou serviço, vendê-lo, coletar o dinheiro. Contudo, nos últimos anos, um modelo fundamentalmente diferente criou raízes – no qual os consumidores possuem mais opções, mais ferramentas, mais informações e mais poder direto. A pioneira empresária Lisa Gansky dá a isso o nome de Mesh e revela por que isso logo dominará o futuro dos negócios.

Os novos negócios baseados em compartilhamento são reforçados e construídos sobre as mídias sociais. Usando redes de telefonia móvel com acesso a internet, eles podem definir e entregar mercadorias muito pessoais e serviços muito bem direcionados, na hora e local certos. Hoje, com um celular que cabe seu bolso, você pode sentar num café enquanto localiza quartos de hotel nas proximidades, lê resenhas, assiste um vídeo do lobby e dos quartos de hóspedes, compara preços, negocia um acordo, pede um quarto recomendado, faz uma reserva, paga pelo quarto e gera caminhos de onde está bebericando seu café com leite para o hotel.

Fundamentalmente a Mesh está baseada no compartilhamento pela rede – em acesso, em vez de posse. A estratégia central é, na realidade, “vender” o mesmo produto muitas vezes, que multiplicam os lucros e o contato com o cliente.