Após 13 anos de experimentações, pesquisas teóricas e projetos de pós-graduação, o reconhecimento na Rio+20 e a realização de seminários de pesquisa associados a eventos, projetos e programas da “Cidade do Conhecimento”, o conceito de “moedas criativas” recoloca o grupo de pesquisa na mesma sala do Conselho Universitário onde, em 2001, a iniciativa fora lançada pelo Instituto de Estudos Avançados da USP como projeto de inovação social a partir da digitalização da economia e da cultura.

A novidade nessa nova “encarnação” do conceito de monetização digital sustentável é a sua aplicação como vetor estruturante de um movimento mundial pela alfabetização midiática e informacional, o “MIL CLICKS” da UNESCO. As visões teóricas, os projetos empíricos e as possibilidades políticas da reinvenção digital do dinheiro serão objeto do Seminário Estratégico “A Reinvenção do Dinheiro e a Emergência das Moedas Criativas”, iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP em parceria com o Instituto de Estudos Avançados e a Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

Confira o Programa e conheça a trajetória e as recomendações de leitura e aplicação preparadas pelos mais de 30 participantes do Seminário Estratégico.

iea-logo

Coordenação:

Gilson Schwartz na Wikipedia (ECA, FFLCH, Cidade do Conhecimento)

Edson Spina na Plataforma Lattes (POLI e Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia)

Evento aberto ao público, gratuito e com inscrição via formulário

Capacidade da sala: 120 lugares

ESTE EVENTO PARTICIPA DA CAMPANHA MIL CLICKS

9h00 Abertura:

José Eduardo Krieger (PRP USP)

Marcos Buckeridge (ACIESP)

Guilherme Ary Plonski (IEA USP)

Apresentação da Agenda

Gilson Schwartz (CTR-ECA/ Global MIL Week -UNESCO-USP/Grupo de Pesquisa Cidade do Conhecimento)

Esther Império Hamburger (CTR-ECA, MILID Chair Unesco-USP)

Edison Spina (EP USP/CEST)

Alexandre Le Voci Sayad (Media Education Lab – MEL, GAPMIL América Latina e Caribe, UNESCO-USP)

9h30 Sessão 1

Tecnologias de Informação e Comunicação, Inovação e Cidades

Internet das Coisas e Fronteiras Tecnológicas da Monetização Criativa, Cidades (inteligentes, criativas, seguras, transparentes, participativas, lúdicas) e Universidades (ciência, tecnologia e inovação, clusters, hubs, plataformas, ecossistemas, modelos de negócios e novas teorias do desenvolvimento sustentável). Inovação, juventude e empreendedorismo em São Paulo. Perspectivas de integração da USP a redes estratégicas de inovação global.

Moderador: Pedro Mezgravis (FFLCH)

Guilherme Ary Plonski (IEA/EP/FEA USP)

Ricardo Nakamura (EP USP)

Bruno Padovano (NUTAU-FAU)

José Roberto Amazonas (EP USP)

Renata Lemos (Deakin University, Austrália)

Julio Moraes Lucchesi (Cidade do Conhecimento, ECA-USP)

12h00 Intervalo
14h00 Sessão 2

Economia e Política na Sociedade do Espetáculo Audiovisual Digital

Finanças, macroeconomia e microeconomia na economia da informação, demanda afetiva, criptomoedas e finanças comportamentais, teoria do valor digital e economia política das telecomunicações globais, cadeias de valor do audiovisual e caráter estratégico da esfera comunicativa global no Antropoceno. Informação e sustentabilidade global na vida digital. Disrupção contínua e inovação sustentável. Reciclagem, reuso e a transformação dos mercados em redes. Iconomia, Jogos e valor econômico da imaginação. A reinvenção do Nacional. Cadeias de valor, hubs, plataformas e fronteiras de produção, consumo, distribuição e financiamento na economia das redes. O impacto transdisciplinar da informação e o valor dos códigos. Segurança da informação, economia criativa e cultura audiovisual universal. A disrupção local e a superação da pobreza e da exclusão pela emancipação digital.

Moderadores: Lucy Mari (EP USP) e Mateus Barros (FFLCH/CTR-ECA USP)

Hélio Nogueira da Cruz (FEA USP)

Alfredo Bertini (Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual)

Fabio Contel (FFLCH USP)

Lidia Goldenstein (L Goldenstein Consultoria, Fundação Bienal de São Paulo)

Thiago Vinícius de Paula da Silva (Agência Solano Trindade)

Weber Amaral (ESALQ USP)

Antonio Almeida (ESALQ USP)

José Roberto Kassai (FEA USP)

Debate

16h00 Sessão 3: Mídia, Informação e Cidadania como Moedas na Economia da Cultura

Literacia e Capitalismo 3.0, conhecimento e emancipação, paradigma audiovisual e inovação sustentável, novas narrativas para o desenvolvimento local, nacional e mundial, modelos teóricos e políticos convergentes com novas políticas de monetização das mídias, da informação e da cidadania. Relações entre manufatura, sustentabilidade ambiental e cultura digital. Memória, tecnologia e desenvolvimento econômico e socioambiental. Responsabilidade informacional, privacidade, direitos humanos e diversidade.

Moderador: Diego Viana (Diversitas-FFLCH USP)

Karen Worcman (Museu da Pessoa/Diversitas-FFLCH USP)

Marusa Vasconcelos Freire (Banco Central do Brasil)

Luli Radfahrer (ECA USP)

Giselle Beiguelmann (FAU USP)

Alfredo Mannevy (SPCINE)

Eugênio Bucci (ECA /IEA/CCS  USP)

Relatoria

Gilson Schwartz, Pedro Mezgravis, Mateus Barros, Diego Viana, Lucy Mari.