Acontece nos dias 6 e 7 de abril, na Sala da Congregação da Faculdade de Economia e Administração da USP, a conferência e seminário de lançamento do consórcio PRO-IDEAL, liderado no Brasil pelo grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento em parceria com o Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da Universidade de São Paulo, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e do Bureau Brasileiro para Ampliação da Cooperação Internacional com a União Européia (B.BICE).

VAGAS LIMITADAS – FAÇA SUA RESERVA PELO TELEFONE 30914305, COM PATRÍCIA.

O Consórcio PRO-IDEAL tem como objetivo promover as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na Argentina, no Brasil, no Chile e no Uruguai em parceria com a Comissão Européia. Estes países foram selecionados porque representam:

a) economias emergentes poderosas no subcontinente,

b) têm um nível de desenvolvimento social e industrial similar,

c) são sócios potenciais valiosos para Europa.

Ao mesmo tempo, os parceiros do projeto nestes países serão beneficiados pelas mesmas oportunidades de financiamento que os parceiros europeus – uma oportunidade considerável de participar em parcerias de elevado nível e de realizar as suas idéias inovadoras a um nível verdadeiramente internacional.

O PROIDEAL prevê uma série de atividades que visam a melhorar o desempenho global das pesquisas nos países que participam no programa. As atividades principais consistem em:

– Cursos de coaching – formação de lideranças em capacitação: transferência ativa de conhecimentos que criarão um efeito exponencial na região-alvo  (nos moldes do programa “Gestão de Mídias Audiovisuais para o Desenvolvimento Local – GeMA”),

– Formadores qualificados que agirão como “Anjos de Projetos” para a sua região,

– Eventos de sensibilização e de capacitação para encontrar parceiros potenciais para os projetos, três em cada país-alvo, em resposta às chamadas da Comissão Européia no tema “tecnologias de informação e comunicação” (TICs),

– Reforço do diálogo sobre políticas públicas voltadas a TICs.

Estes esforços serão apoiados pela plataforma de promoção das TICs do PRO-IDEAL, baseada em modelos Web 2.0 de conhecimento compartilhado, comportando:

– um Wiki que dá um acesso fácil à informação,

– blogs com módulos de coaching para autodidatas,

– notícias sobre os eventos e chamadas de projetos.

A plataforma será uma fonte permanente de informação gratuita e um instrumento de comunicação que será apoiado para além da duração do projeto pela comunidade de participantes. Essas atividades serão implementadas por uma associação de parceiros experientes em projetos internacionais bem sucedidos: INMARK (Espanha) coordenará o consórcio; o Fórum Europeu de Multimídia (Inglaterra) gerenciará a estratégia de divulgação bem como a plataforma Web 2.0; os associados nos países-alvos (Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación Productiva, Argentina, Cidade do Conhecimento na Universidade de São Paulo, Brasil, ADI, Asociación de Derecho e Informática, Chile, Laboratorio Tecnológico, Uruguai) agirão como “hubs” (pólos) criando atividades de promoção a nível local, mobilizando suas redes e comunidades depesquisa acadêmicas, empresariais e de instituições públicas.

Mais informações no blog do PRO-IDEAL.