midia.JPGPor Redação do IDG Now! – São Paulo

Ligado à USP, organização cataloga sons tradicionais de tribos do Norte do país que podem ser usados como toques para celulares.

Tribos indígenas da região Norte do país estrearam em telefones celulares em novembro por meio de 42 ringtones disponíveis para download.

Desenvolvido pela Cidade do Conhecimento, o projeto Cidade Móvel liga tribos nos estados de MS, RN, PA, AM e AP a operadoras de telefonia para que canções tradicionais indígenas sejam vendidas como toques para celular.

Graças aos estudos sociais sobre comunidades carentes de recursos de informática, o órgão filiado à Universidade de São Paulo oferece três catálogos diferentes separados pelas regiões onde os sons foram captados.

Mesmo com foco nas artes indígenas, os ringtones e papéis de parede para celulares exploram variações culturais das tribos.

Enquanto os sons Xavantes exploram instrumentos mais rústicos dos índios, o catálogo da Praia da Pipa (ES) apresenta levadas africanas, como o jongo e a embolada.

Amostras dos ringtones e dos papéis de parede, disponíveis comercialmente pelas operadoras Vivo, Oi, Tim, Claro, Telemig Celular, Amazônia Celular, Sercomtel e CTBC, podem ser encontradas pelo usuário no site do Cidade Móvel.

Leia a reportagem original