A atriz Tainá Müller, a Paula da novela “Insensato coração” (TV Globo), foi confirmada nesta segunda-feira (18) no filme “MotoAngels”. O roteiro foi escrito por Nicol Alexander, Richard Dantas (alunos do Depto. de Cinema, Rádio e TV da ECA-USP) com a participação do professor Gilson Schwartz, líder da “Cidade do Conhecimento”.

“Para mim, foi uma coincidência extraordinária: há três anos venho realizando projetos, seminários e pesquisa no âmbito do programa de cultura e extensão da USP “Gestão de Mídias Audiovisuais para o Desenvolvimento Local – GeMA”. Foi um estagiário do GeMA, o Ezequiel Pordeus, quem fez o contato com um grupo de alunos que também trabalhava como exercício de curso um roteiro de seriado de TV centrado na cultura e práticas dos motoboys. O roteiro do longa resultou da colaboração entre nós de modo totalmente independente do GeMA, mas ao mestmo tempo criou conexões entre os meus esforços em pesquisa, extensão, ensino e produção cultural”, detalha Gilson Schwartz.

O longa, que será a estreia do diretor americano Joe Tripician e será distribuído nos EUA pela D Street Media, é inspirado na “vida loka” dos motoboys em São Paulo.

Segundo a revista “Variety”, “MotoAngels” (ou “MotoAnjos”) será rodado em São Paulo no próximo inverno e contará a história de um motoboy que se envolve com uma gangue de criminosos. Tainá, cujo papel ainda não foi definido, será a co-protagonista da atração que, de acordo com Dexter Davis, CEO da D Street Media, empresa que já captou 20% dos US$ 50 milhões de um fundo para investir em cinema latino-americano. “MotoAnjos” é o primeiro projeto-piloto da empresa no Brasil.

A notícia foi confirmada no Facebook por Gilson Schwartz, professor-doutor da Escola de Comunicações e Artes da USP e coordenador da Cidade do Conhecimento. “MotoAngels” foi um projeto liderado por Luiz Bicchioni em que motoboys  filmavam sua rotina com câmeras celulares e depois as divulgavam em redes sociais.

Sobre o GeMA

O programa Gestão de Mídias Audiovisuais para o Desenvolvimento Local, o GeMA, foi realizado entre 2008 e 2010. O objetivo foi atrair criadores, empreendedores e lideranças de movimentos sociais para trabalhar com mídias audiovisuais em projetos de cidadania, preservação ambiental e produção cultural inovadora por meio de uma plataforma multimídia que combina internet, telefonia celular e redes sociais. “Embora o roteiro do “MotoAnjos” não tenha sido elaborado como atividade específica do GeMA, os motoboys do programa criaram a rede “MotoAnjos” em 2008 e desde então essa iniciativa integra a agenda de projetos da Cidade do Conhecimento como um dos resultados de um esforço de criação interdisciplinar em que pesquisa, ensino, cultura, extensão e empreendedorismo podem se fecundar mutuamente”, completa Schwartz, que criou a “start-up” Iconomia para produzir o filme e atuar no campo da incubação de projetos para a economia do audiovisual junto a outras empresas, entidades e universidades que participam de programas de aceleração da inovação na Cidade do Conhecimento da USP.

Veja a notícia no Variety

Saiba mais sobre o projeto no site da Escola de Comunicações e Artes da USP.