Em 15 anos desde sua criação no Instituto de Estudos Avançados da USP após seleção em concurso público do projeto criado por Gilson Schwartz, a Cidade do Conhecimento evoluiu ao longo de dezenas de projetos e programas em formatos variados, sempre situando-se no horizonte das políticas públicas de inclusão e emancipação digital. Conheça algumas das nossas iniciativas e projetos que receberam ao longo da história do laboratório patrocínios ou apoios em editais de CNPq, FAPESP, FINEP, BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BID, British Council, CAPES, União Européia, Pró-Reitorias da USP de Pesquisa, Cultura e Extensão, Graduação e AUCANI, integrando-se a redes internacionais como Games for Change, GAPMIL-UNESCO, RAAMICS e universidades de Warwick (Instituto de Estudos Avançados e Centro de Pesquisa sobre Políticas Culturais) e Paris 13 (Indústrias Culturais e Criação Artística).

Rede Pipa Sabe (desde 2003): o objetivo deste projeto é jogar uma “rede” sobre a praia de Pipa e região, no Rio Grande do Norte, puxando talentos, revelando-os em ondas de oficinas e incubando projetos, empreendimentos, produtos e serviços capazes de liderar uma revolução cognitiva na cadeia produtiva do turismo local. Desta forma, o projeto promove, através da produção de educação, cultura, ciência e tecnologia, conhecimento e sabedorias populares, uma reengenharia das cadeias produtivas em favor da geração de oportunidades de emprego, renda e investimentos na localidade de Pipa e região, enriquecendo o calendário turístico local de forma sustentável, com ênfase no uso das novas mídias digitais (indústria do audiovisual, educação a distância, comércio eletrônico, comunidades virtuais de prática e microfinanças).

Educar na Sociedade da Informação (Desde 2001): O programa Educar na Sociedade da Informação é o canal de acesso direto para a Cidade do Conhecimento da USP oferecido a professores e outros profissionais do ensino médio e fundamental, educadores em organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Mais que um curso de atualização com pesquisadores de destaque da USP e de outras organizações, é um espaço para a formação de redes de contatos com profissionais que lideram iniciativas educacionais, projetos de pesquisa e açoes sociais fazendo uso inteligente das novas tecnologias de informação e comunicação. A dinâmica do programa inclui a realização de encontros presenciais, dinâmicas de grupo usando a Internet, e a realização de projetos específicos. Em cinco edições, foram realizados 25 módulos com uma audiência estimada em 20 mil professores e alunos

Dicionário do Trabalho Vivo (2002-2003): O projeto criou oportunidades para a troca de conhecimentos e experiências entre diversos grupos interessados no futuro do mercado do trabalho no país. Fazer um dicionário é ter a oportunidade de influir nos significados, pois ele será consultado por trabalhadores, empregadores, estudantes e técnicos dos governos. Neste projeto, cada palavra ou expressão foi discutido por estudantes e trabalhadores, inclusive aposentados e desempregados.

Gestão de Mídias Digitais (2002-2004): Parceria com os governos estadual e municipal de São Paulo, este programa teve como foco o profissional de nível médio atuando em pontos de acesso à rede mundial (infocentros, telecentros, bibliotecas, escolas, postos de saúde e do correio, etc.). Formou cerca de 250 monitores e gerentes.

Oficinas de Design Social (2001-2003): nessa iniciativa associada às atividades de pós-graduação da USP, em rede com o Media Lab do MIT e institutos de pesquisa e design em outros países, com apoio do IPT, um programa composto por aulas magnas e por oficinas reuniu estudantes de pós-graduação de todas as áreas, assim como pesquisadores do IPT, em grupos de voluntários para resolver problemas apresentados por lideranças comunitárias, ONGs e órgãos do poder público de ação local (creches, postos de saúde, bibliotecas, infocentros, telecentros, delegacias, projetos inter-secretarias de Estado, etc.).

Meninas Cientistas (2001-2002): Nesse projeto foram reunidas na mesma rede alunas de ensino médio e trabalhadoras que atuam em áreas de pesquisa e desenvolvimento, ciência e tecnologia, com o patrocínio da Cátedra Regional Unesco Mulher, Ciência e Tecnologia na América Latina, sob a coordenação da Prof. Dra. Regina Festa (ECA-USP).

SebraeCidade (2003): projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae-SP, pretendeu fortalecer e valorizar as competências criativas do empreendedor em 4 locais na capital e interior. Foi o piloto do programa Sebrae na Rua, implementado posteriormente pela instituição. Durante 6 semanas uma caravana percorreu o Estado de São Paulo, promovendo novas formas de acesso e produção de conhecimento, com a participação de especialistas, consultores e lideranças locais.

e-Voluntários: Em 2001, ano Internacional do Voluntário, a IBM Brasil lançou seu programa e-voluntários com o apoio do Instituto Ethos. Nesse trabalho conjunto, pesquisadores da USP avaliaram o projeto-piloto de voluntariado virtual, iniciativa original – em termos internacionais – do projeto e-voluntários da IBM.