A história da Internet, base para construção das Redes Digitais Colaborativas, iniciou-se em 1982, quando Robert E. Kahn e Vinton Cerf criaram o protocolo TCP/IP, lançando os alicerces da Internet de hoje. Sua invenção permaneceu restrita aos segmentos militar e acadêmico até o início da década de 1990, quando Tim Berners-Lee, pesquisador britânico que desenvolvia suas pesquisas no European Laboratory for Particle Physics (CERN) em Genebra, criou um esquema que facilitaria o uso da Internet para o compartilhamento de informações: um sistema de formatação de texto, conhecido como HTML (Hyper Text Markup Language), um padrão de comunicação entre equipamentos conhecido como HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) e um esquema de endereçamento para localizar sites na Internet, conhecido como URL (Uniform Resource Locator). Berners-Lee também criou um navegador rudimentar, que serviu de base para a criação do Mosaic, primeiro navegador gráfico da história, que possibilitou o processo de difusão da Internet para milhões de pessoas.

Atualmente, a Internet continua a se expandir para suportar novas aplicações inventadas diariamente, incluindo jogos interativos em tempo real, voz, ferramentas colaborativas e aplicações peer-to-peer. Novos conteúdos estão surgindo na rede e as ferramentas tornam-se cada vez mais sofisticadas. O acesso wireless proliferou e os telefones móveis estão cada vez mais habilitados para Internet. Neste contexto, a capacidade de a própria Internet facilitar o encontro de organizações virtuais é cada vez mais importante.

Este processo contínuo de evolução das Redes Digitais Colaborativas, que envolvem indivíduos, instituições de ensino e pesquisa, organizações não governamentais, governo e empresas, é a base de sustentação dos projetos desenvolvidos pela Cidade do Conhecimento.