Em parceria com a rede internacional “Games for Change”, acontece no próximo dia 22 de setembro, a partir das 19 horas, uma “Saraula de Iconomia” com transmissão ao vivo pela IPTV da USP.

“A saraula é um exemplo de integração do sério com o lúdico. Quem não participar dessa convergência, pouco entenderá da chamada gameficiação do mundo. A brincadeira começa já no próprio nome da atividade, que é um jogo de linguagem”, afirma o professor de Iconomia do Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA-USP e líder do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento, Gilson Schwartz.

O evento que acontece com transmissão ao vivo pela web no dia 22 de setembro, a partir das 19 horas, consagra a chegada da Primavera na Cidade do Conhecimento da USP.

A atividade faz parte da edição especial do programa “Telosvisão”, um programa de webTV experimental realizado pelos pesquisadores da Cidade do Conhecimento dentro da sala de aula.

O programa transmite todas as quintas-feiras ao vivo pela IPTV da USP as atividades da disciplina “Introdução à Iconomia” (CTR-ECA-USP), a “saraula” combina o formato tradicional do ensinar “sério” com a abertura da sala de aula para performances artísticas e rituais.

Sagração da Primavera

Em setembro, o mote é “a sagração da primavera”, referência à obra de Stravinsky. “Vamos voltar cem anos no tempo para tentar pensar um futuro melhor. Ao mesmo tempo, nosso tempo parece que pede um pouco mais de ritualização da própria sala de aula, esteja ela onde estiver”, afirma Schwartz.

Na parte “séria” da aula, a teoria recupera a conexão entre o pioneiro da música contemporânea erudita e as ideias (e práticas) de John Maynard Keynes, um autor clássico da “iconomia” e ponto de partida para a compreensão do novo paradigma da economia da informação, cujo valor é criado na internet. Será exibido o curta-metragem “Moedas Criativas”, premiado com o Edital Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura e com o Prêmio Cultura e Pensamento, ambos do Ministério da Cultura, em 2009 e 2010.

“É preciso lembrar de outras primaveras em curso, vivemos um momento de primavera árabe, dez anos depois do 9/11 e da fundação da Cidade do Conhecimento na USP. O tema das moedas remete também à crise financeira contemporânea, um dos temas centrais do curso de Iconomia que discute conceitos de dinheiro e finanças a partir de Keynes”, completa Schwartz.

É amplo o leque de atividades e eventos que marcam a primavera da Cidade do Conhecimento 3.0. A rede já conta com apoio do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP (PGT-USP), da COCESP e de vários grupos de pesquisa dentro e fora da USP, assim como parcerias com a Fundação Volkswagen, a Fundação AMD e a União Européia.

“A Cidade do Conhecimento é um laboratório da Iconomia, aberto à integração em rede com cidadãos, organizações, empresas e movimentos sociais e culturais. É uma nova modalidade de incubadora de projetos e aceleração da inovação, desenvolvida a partir de projetos de pesquisa realizados ao longo dos últimos dez anos pelo laboratório originalmente instalado no Instituto de Estudos Avançados da USP em 1999. A partir de 2007, depois da prática em campo desenvolvendo projetos-piloto de inclusão digital, a Cidade do Conhecimento passou a se definir como uma agenda da emancipação digital apontando para uma nova ciência, a iconomia, onde a riqueza é função da cultura e a universidade cria riqueza ampliando suas interfaces em rede com o mundo que deseja conhecimento”, detalha o líder do grupo de pesquisa.

A “Cidade do Conhecimento” tem sua sua própria “iconomia”, ou I.ncubadora de Con.teúdos em No.vas .dias A.udiovisuais. A iconomia funciona com suas próprias moedas, chamadas “Moedas Criativas” (projeto premiado duas vezes pelo Ministério da Cultura em 2009 e 2010,  patrocinado pelo BNDES em 2011).

Pesquisadores e colaboradores da “Cidade do Conhecimento” já são presença confirmada na organização até dezembro de inúmeros eventos para promoção e difusão da marca e das agendas da rede Games for Change: em Taubaté (Ligação – Literatura Infantojuvenil, Games e Artes em Ação no Sítio do Picapau Amarelo), São Carlos (festival CONTATO), Salvador (SBGames) e em São Paulo (Games for Change Latin America Festival 2011, em dezembro nos “campi” da USP). Ainda em setembro a Cidade do Conhecimento celebrará a abertura de um cineclube certificado no Lar São Vicente de Paulo em Piracaia (terceir@idade com CNPq).

A cada semana, convidados comentam os clipes do projeto MotoAnjos (e o impacto que motoboys audiovisualizados podem vir a ter na civilização e na barbárie do trânsito paulista), exibidos no programa “Telosvisão”.

Em outubro, acontecerá a terceira rodada de observações em campo da pesquisa TICs na educação (CETIC.br/Ibope) com observação de práticas pedagógicas em São Paulo, Carapicuíba, Taubaté e Santa Bárbara do Oeste.

Ainda em outubro tem início a conexão da Cidade com o evento Dante Digital no centenário do tradicional colégio paulista Dante Alighieri.

Outra oportunidade para conectar-se à Cidade do Conhecimento é a abertura de vagas no curso de Project Angels com o consórcio PRO-IDEAL, cuja cúpula e seminários acontecerão nos dias 3 e 4 de novembro.

“Nessa primavera brasileira vamos trazer a público projetos e realizar eventos em várias áreas da Cidade do Conhecimento, que virou um autêntico canteiro de obras audiovisuais comprometidas com a primavera digital que é global e contemporânea”, conclui o Professor Gilson Schwartz, economista, sociólogo e jornalista que acaba de assumir como Diretor para América Latina da rede internacional Games for Change (www.gamesforchange.org.br).

Keynes misturado com Stravinsky

O tema da Saraula do dia 22 é a chegada da Primavera e também uma homenagem ao transvanguardismo de Stravinsky…  obra realizada com a coreografia de Nijinsky… a produção de Diaghilev… e que empregava na troupe uma certa bailarina…Lídia Vasilyevna Lopokova…

A aula do dia será sobre Keynes, o grupo de Bloomsbury… o capital em jogo… temas, cenas e projetos que estão nesse momento celebrando 100 anos. A premiére da Sagração da Primavera foi em 1913.

Na saraula há uma demonstração prática de superação das diferenças entre ciência e arte, ordem e desordem, lúcido e lúdico. Na primeira parte (séria) da aula, o professor Gilson Schwartz apresentará conceitos de teoria monetária e será exibido o curta “Moedas Criativas”, premiado no edital Interações Estéticas do MinC (2009-2010) e que teve a premiére em 2010 no II Forum de Inclusão Financeira do Banco Central, em Brasília.

Após a exibição, haverá um debate com a Professora Elisabeth Saad (ECA), aberto à participação de qualquer cidadão via redes sociais ou Skype, ao vivo.

O convite à participação no sarau conta em cada edição com artistas convidados. No dia 22, Lidia Codo é a artista convidada. Com participação na Orquestra de Laptops de São Paulo junto a  Wilson Sukorski, Lidia Codo apresenta seu trabalho “Inverso”.  Lidia integra ainda o grupo “Astronautas”, revelação da cena eletrônica paulistana. A artista convidada traz também para a sala de aula  técnicas de discotecagem e improvisação com mídias digitais, com transmissão ao vivo pela IPTV da USP.

O evento conta ainda com a Participação Especial do Teatro de Rocokoz com Dr. Delfino Anfilofio Petrucio, PhD em Charme, Beleza, Elegância, Gostosura, Sapiência e Modéstia.

Saraula de Iconomia: Keynes, Stravinsky e as Moedas Criativas

Participação de Beth Saad (ECA-USP), Lídia Codo e os Astronautas, Carlos Biaggioli e exibição do curta-metragem “Moedas Criativas” (Gilson Schwartz, Iconomia Produções Culturais, 2010).

Quando: 22 de setembro, 19 – 23 horas

Onde: Sala 236 – CTR – ECA _USP

Transmissão ao vivo pela IPTV, www.iptv.usp.br Cidade do Conhecimento, www.cidade.usp.br

Calendário 2011 – Games for Change, www.gamesforchange.org.br

Anjos de Projetos, Consórcio PRO-IDEAL, www.pro-ideal.eu