No CTR: Tamara Katzenstein e alunos da USP Aberta à Terceira Idade (março/2011)

O projeto terceir@idade começou no dia 25 de abril no Lar São Vicente de Paulo, em Piracaia, um projeto de pesquisa e extensão com ciclo de oficinas e atendimento a idosos patrocinado pelo CNPq. A iniciativa integra a Rede de Extensão para Inclusão Digital (REID).

As ações voltadas para a terceira idade também incluem o oferecimento de uma disciplina no programa USP Aberta à Terceira Idade assim como uma parceria com a Escola de Aplicação da USP, onde um bolsista de pré-iniciação científica poderá participar dos trabalhos de campo, análises e intervenções tanto em Piracaia quanto na USP.

“A Cidade do Conhecimento cumpre assim um de seus mais importantes objetivos, que é a conexão entre a USP e entidades da sociedade civil. A atenção à terceira idade é também uma oportunidade para bolsistas no programa Aprender com Cultura e Extensão e inaugura uma parceria entre o nosso grupo de pesquisa e o Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP”, observa o coordenador do grupo de pesquisa, Gilson Schwartz.

Participam da equipe de colaboradores do projeto as doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, Tamara Katzenstein e Sônia Paschoal. A Profa. Dra. Maria Helena Morgani de Almeida, da Faculdade de Medicina e consultora do projeto, alerta para estudos que “identificam práticas de autocuidado adotadas por idosos e/ou cuidadores para minimizar ou corrigir déficits e até mesmo ampliar a prática de atividades cotidianas. Mudanças comportamentais, ambientais e uso de dispositivos auxiliares como novas mídias e tecnologias de informação e comunicação incluem-se nessas práticas e são reforçadas pelo terapeuta ocupacional”.

Os alunos da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP interessados em participar como bolsistas podem fazer suas inscrições a partir de agosto.