Basu, Dickel, Schwartz e John Philip

smartplanet

Redes Sociais: Estagiários da IBM compartilham modelo na Cidade do Conhecimento da USP

Redes Sociais: Profissionais da IBM compartilham modelo na Cidade do Conhecimento da USP

O segundo evento do ciclo “Ensinar com Pesquisa” na Cidade do Conhecimento em 2009 aconteceu na quinta-feira, 30 de abril, com transmissão ao vivo pela IPTV USP: “Redes Sociais: Pesquisa e Prática na IBM” apresentou os resultados de um mês de estágio de executivos da empresa nos laboratórios da USP.

O evento integra o ciclo “Ensinar com Pesquisa“, da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, com apoio do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da USP e patrocínio da Comissão Européia, Consorcio PRO-IDEAL.

A IBM no Brasil

São Paulo, 23 de abril de 2008 (IBM)  – Pela primeira vez, a IBM Brasil recebe no País funcionários da empresa de diversas localidades do mundo para realizar trabalhos voluntários em organizações brasileiras que atuam no terceiro setor. O projeto, denominado Corporate Service Corps (“Tropa Corporativa para Ações Sociais”), faz parte de um programa mundial da IBM que tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento socioeconômico de países emergentes e capacitar líderes globais.

O Corporate Services Corps foi lançado no ano passado. Na primeira edição do programa, 110 funcionários da IBM, de 33 países, viajaram para diferentes regiões para atuar voluntariamente em ONGs locais. Entre eles, três brasileiros foram para o Vietnã, Gana e Filipinas. Neste ano, o Brasil está também recepcionando os voluntários. 14 funcionários IBM – da China, Índia, Estados Unidos, Japão, Eslováquia, Noruega, Filipinas, Suíça e Inglaterra – já estão no País atuando em projetos que integram desenvolvimento econômico e tecnologia da informação.

Nesta segunda etapa do programa, outros três funcionários da IBM Brasil também foram selecionados para atuar em instituições internacionais. Dois deles acabaram de voltar da Romênia e Tanzânia, a terceira participante partirá para Gana em maio.

“A IBM tem como meta habilitar 600 de seus líderes a participar do programa ao longo de três anos. Desde o primeiro ano (2008) mais de 5.000 funcionários já se inscreveram para participar deste processo, um dos mais competitivos já realizados internamente pela empresa”, diz Ruth Harada, diretora de cidadania corporativa da IBM Brasil e líder do projeto no País.

Antes de partirem ao país onde será realizado o trabalho, os participantes dedicam três meses de um trabalho preparatório para compreender os costumes e cultura locais, a finalidade dos projetos e a realidade política e socioeconômica. Depois passam um mês no país escolhido para conhecer de perto as Instituições e, após a conclusão deste período, além de manter o contato por mais dois meses, os funcionários compartilham suas experiências em seus locais de origem e com a companhia como um todo.

“A IBM saiu do modelo multinacional para um modelo global de atuação no qual profissionais de diferentes países e nacionalidades prestam serviços para companhias no mundo todo. Neste cenário, os líderes de maior sucesso serão os cidadãos do mundo, capazes de compreender e colaborar de forma efetiva com pessoas de origens e perspectivas diversas, contribuindo com a formação de uma rica diversidade e com um planeta cada vez mais inteligente”, complementa Osvaldo Nascimento, diretor de Recursos Humanos da IBM Brasil.

O Corporate Service Corps faz parte do Global Citizen´s Portfolio, projeto mundial da IBM que reúne programas desenvolvidos para ajudar os funcionários a aperfeiçoarem sua capacitação e seus conhecimentos, permitindo que se tornem líderes globais, cidadãos ativos e profissionais integrados na força de trabalho.

Instituições participantes da primeira etapa no Brasil e escopo de trabalho:

• Associação Cidade Escola Aprendiz: desenvolver estratégias para relações internacionais e gerência de dados e informações.

• Cidade do Conhecimento: produzir um relatório sobre o estado da arte em design, gestão e desenvolvimento de redes sociais.
  • Comitê de Democratização da Informática: promover uma estratégia de acesso remoto nas Escolas de Tecnologia e Cidadania (EICs) do CDI, permitindo manutenção preventiva, corretiva e acompanhamento remoto para a Sustentabilidade Técnica dos projetos.
  • Estação Ciência: produzir ferramentas de comunicação e criar espaço na Web para interação com assuntos de ciência e tecnologia, em um ambiente de laboratório virtual.
  • Instituto Sou da Paz: desenhar melhorias na política de RH e desenvolver um eficiente sistema de relacionamento com os diversos públicos.
  • Integrare: elaborar programa de treinamento para empresas de pequeno e médio porte dispostas a se tornar fornecedores de grandes empresas. Contam também com o apoio dos alunos da graduação em relações internacionais da ESPM, que desenvolverão estudo sobre este projeto.

Para mais informações sobre a IBM visite http://www.ibm.com/br