Patrocínio: BNDES, Ministério da Cultura (Prêmio Cultura e Pensamento), PRO-IDEAL e Mozilla

A presença do campeão de Formula 1 Emerson Fittipaldi marcou o encerramento do ciclo “Mesh com Moedas Criativas”  no sábado, 26 de março, em debate que reuniu ainda o motoboy Luiz Fernando Bicchioni e especialistas do Brasil e do exterior sobre o futuro da mobilidade nas cidades ante as novas tecnologias. Também participam do debate Alistair Clark, University of the West of England, Rosana Maria César Del Picchia de Araujo Nogueira, Doutora em Educação e Ciências Sociais pela PUC/SP; professora da Faculdade Anhanguera de Osasco e da FATEC Carapicuíba e Maria Helena Morgani de Almeida, Faculdade de Medicina-USP.
As novas tecnologias de informação e comunicação teem o potencial de democratizar a oferta e compartilhar infraestrutura e objetos, como carros.  A infraestrutura compartilhada é a essência do mundo em rede. Como resultado do encontro, que em breve será publicado na íntegra em vídeo, foi o compromisso de Emerson Fittipaldi de levar à Prefeitura Municipal de São Paulo a proposta de criação de um Comitê para planejar o futuro do carro na maior metrópole da América do Sul.

* * *

O ponto de partida do debate que reuniu o psicanalista Jorge Forbes e os professores da ECA-USP Eugênio Bucci e Gilson Schwartz na sexta-feira, 25 de março, quarto dia de atividades do ciclo “Mesh com Moedas Criativas”, foi a leitura que Lacan faz da “mais-valia”, apontando para as fronteiras da economia da atenção e da “iconomia”, ou seja, propondo uma crítica às teorias do valor da informação e situando a tecnologia digital num horizonte ainda problemático da comunicação num mundo de relações instáveis entre o real, o imaginário e o simbólico.

Partindo de alguns paradoxos da própria troca (como a impossibilidade de um equivalente-geral no plano dos desejos e da economia libidinal), apontando para uma era de transição da “televisão” para o reino da “telosvisão” (exposição de desejos, virtualização da imagem e exploração mercantil do desejo na sociedade do espetáculo da intimidade), o debate promoveu o encontro de pensadores atentos aos conflitos cada vez mais intensos entre a tecnologia, os negócios e a destruição da subjetividade na época dos wikileaks, do YouTube e das redes sociais.

* * *

O terceiro dia de oficinas, debates e palestras do ciclo “Mesh com Moedas Criativas” trouxe para primeiro plano as questões políticas que afetam o desenvolvimento da economia da cultura no Brasil.

Políticas públicas, marco regulatório, regime de propriedade intelectual e modelos de financiamento público e privado inovadores, como a proposta de uso de moedas criativas, ganham densidade com a participação de lideranças políticas e acadêmicas.

As fronteiras do valor na economia do conhecimento foram discutidas a partir das relações entre público e privado, colocando as tecnologias de informação e comunicação (TICs) sob a ótica dos direitos humanos, da regulação da propriedade privada e da busca de horizontes para o desenvolvimento econômico e social.

A sessão contou com a participação de Cláudia Leitão, titular da Secretaria de Economia Criativa recentemente instituída no Ministério da Cultura, Nestor Bercovich, da CEPAL, Luiz Alberto Sota, da Stratam, Almir Almas, professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA-USP, Zilda Iokoi, do Laboratório de Estudos da Intolerância da USP, Bruno Magrani, da FGV-RJ, Nicolau Reinhard, da Faculdade de Economia e Administração da USP e Gustavo Affonso Taboas de Mello, técnico do DECULT (Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo) do BNDES.

O referencial da política e da cidadania na apropriação social das tecnologias de informação e comunicação também orientou o debate da tarde do dia 24 de março em que participaram Diogo Dutra (Caos Focado), Vitor Blotta (Direito-USP), Sônia Paschoal (Cidade do Conhecimento), Marcia Moura (UNITAU), Martin Restrepo (Editacuja) e Cecilia Lotufo (Movimento Boa Praça): líderes de projetos e parceiros do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento na experimentação inovadora e emancipatória no campo da economia da cultura digital, com foco na valorização do conhecimento e dos direitos humanos na promoção de negócios em cidades criativas.

* * *

O segundo dia de oficinas, debates e palestras do ciclo “Mesh com Moedas Criativas” trouxe para primeiro plano a emergência de redes sociais capazes de criar suas próprias moedas digitais, com a participação de Michael Gurstein, Editor do “Journal of Community Informatics” e Heloisa Primavera, pioneira ativista e pesquisadora no campo das “moedas sociais”.

Participaram do encontro Bernard Lietaer, autor do clássico “The Future of Money”, ex-diretor do Banco Central da Bélgica e parceiro da Cidade do Conhecimento na criação da moeda “Saber” e Ladislau Dowbor, professor da PUC-SP e especialista reconhecido mundialmente pelos seus trabalhos no campo da economia solidária e do desenvolvimento local. Alan Angelucci, pesquisador visitante da Cidade do Conhecimento em 2010, premiado pelo DIRSI, discute resultados de sua pesquisa sobre o uso das lan-houses em São Paulo.

Na roda de debates que aconteceu a partir das 16h30 na Casa da Cultura Japonesa da USP,  o tema foram as relações entre Mercado, Educação e Cultura. Participaram lideranças e empreendedores com experiência criativa e reconhecimento no Brasil e no exterior como Reinaldo Pamponet (It´s Noon). Os novos potenciais da educomunicação audiovisual marcaram a conversa com Alexandre Sayad, parceiro de primeira hora da Cidade do Conhecimento e um dos mais notáveis ativistas da nova geração. O caldo de cultura foi apimentado com as intervenções de pós-graduandos da USP: Júlio Lucchesi Moraes (História) e Thais Barros (Audiovisual) trouxeram à luz suas pesquisas no campo das relações entre história contemporânea, educação e cultura.

* * *

A inovação e a tradição, o digital e o analógico, o sagrado e o profano, a globalização e a cultura afro-brasileira, esses opostos se combinam e são superados na performance que abriu no dia 22 de março o ciclo de eventos “Moedas Criativas: Fronteiras do Valor na Economia do Conhecimento”.

Em “Capoeira Digital”, Almir Almas, VJ, performer e professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP integra-se ao CEACA – Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira da USP, liderado pelos Mestres Alcides e Dorival.”Valores de vida são aqueles que vivemos e praticamos no nosso dia a dia: respeito, lealdade, cooperação, verdade, solidariedade e dignidade, são princípios fundamentais na formação e promoção de valores, não só conceitualmente, mas que teem seus fundamentos baseados na ancestralidade e na  espiritualidade dos povos tradicionais”, ensina o Mestre Alcides, premiado pelo Ministério da Cultura em projetos de preservação do saber na Ação Griô Nacional.

“O alinhamento entre saber, fazer e brincar é a essência da capoeira, representa portanto o ideal de convergência que a agenda de pesquisa-ação do projeto “Moedas Criativas” traz a público”, explica Gilson Schwartz, coordenador do evento, líder do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento e colega de Almir Almas na ECA.

Ao longo dos cinco dias de evento, os Mestres Alcides e Dorival coordenam oficinas de capoeira, que serão abertas a todos os participantes e acontecem na sala de yoga do Centro de Práticas Esportivas da USP. A participação nessas oficinas também rende moedas criativas aos interessados.

Almir Almas oferece também uma oficina com foco na produção audiovisual digital, com ênfase nas tecnologias usadas por VJs. No sábado, 26 de março, o encerramento do ciclo contará com uma apresentação do CEACA com a participação de todos as pessoas que participaram das oficinas durante o evento.

Conheça a seguir todos os conferencistas e debatedores deste ciclo inédito que celebra na USP a convergência entre o digital e o real por meio do pensar, do fazer e do brincar.


Programação Completa

Links para os Curricula dos Conferencistas e Debatedores

Terça-feira

22/03

15h

Auditório Oswaldo Fadigas

Abertura: “Capoeira Digital”, Almir Almas e Mestres Alcides e Dorival (CEACA-USP)

Gilson Schwartz (ECA)

Guilherme Ary Plonski, Coordenador do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica – USP

Gil da Costa Marques, Coordenador de Tecnologia da Informação, USP

Waldyr Antonio Jorge,  Coordenador da COSEAS (Coordenadoria de Assistência Social da USP)

Priscila Arantes, Diretora Técnica do Paço das Artes

Maria Dora Mourão, Vice-Diretora, Escola de Comunicações e Artes, USP

Terça-feira

22/03

15h:30min

Auditório Oswaldo Fadigas

Horizontes da Pesquisa em TICs no Brasil e na América Latina

Yolanda Ursa, Coordenadora do Projeto PRO-IDEAL, PPT

José Roberto Amazonas, POLI-USP, resumo

Alexandre Fernandes Barbosa, Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação – CETIC.br PPT

Sandra Rubia da Silva, Universidade Tuiuti do Paraná -PPGCOM- UTP/PR, Pesquisadora, DIRSI – resumo

Edison Spina, POLI – USP

Rosita Wachenchauzer, Fondo Fiduciario de Promoción de la Industria del Software (FONSOFT), Agencia Nacional de Promoción Científi ca y Tecnológica, Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación Productiva

Thais Barros, Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais – PPMPA, ECA-USP

Quarta-feira

23/03

19h

Auditório Oswaldo Fadigas

Gestão de Mídias e Moedas Criativas para o Desenvolvimento Local

Michael Gurstein, Editor, Journal of Community Informatics

Heloisa Primavera, Socióloga, Bióloga e Economista, Professora da Universidade de Buenos Aires, resumo

Bernard Lietaer, European Academy of Sciences and Arts

James Stodder, Lally School of Management. & Technology. Rensselaer Polytechnic Institute

Alan César Belo Angeluci, Pesquisador, DIRSI

Ladislau Dowbor, Economista

Moderação: Sônia Paschoal, Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais – PPMPA, ECA-USP

Quinta-feira

24/03

19h

Auditório Oswaldo Fadigas

Cenários e Políticas Públicas para a Economia da Cultura e a Sociedade do Conhecimento

Cláudia Leitão, Secretária de Economia Criativa, Ministério da Cultura

Nicolau Reinhard, FEA-USP

Nestor Bercovich, CEPAL – ONU, resumo

Almir Almas, ECA-USP

Luis Alberto Sota, Stratam Latin America, Chile

Zilda Iokoi, Diretora, Laboratório de Estudos da Intolerância, USP resumo

Bruno Magrani, advogado, professor da FGV Rio, colaborador da Mozilla no Brasil.

Gustavo Affonso Taboas de Mello, BNDES, técnico do DECULT (Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo)

Moderação: Adriano Adoryan, Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais – PPMPA, ECAUSP

Sexta-feira

25/03

19h

Auditório Camargo Guarnieri

Mesh no Brasil: O Futuro dos Negócios e da Inovação Colaborativa

Lisa Gansky, autora do livro “Mesh: O Futuro dos Negócios é Compartilhar”

Guilherme Ary Plonski, Coordenador do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica – USP

Julio Michael Stern, Instituto de Matemática e Estatística, USP

Luis Alberto Sota, Stratam Latin America, Chile

André Blas, NOMADesign

José Cláudio Terra, Consultor Presidente da TerraForum

André Leme Fleury, POLI-USP

Moderação: Gilson Schwartz, ECA, Cidade do Conhecimento e PGT, USP

Sábado

26/03

15h

Auditório Camargo Guarnieri

Carros X Cidades: TICs, Mobilidade e Desenvolvimento Humano

Emerson Fittipaldi

Alistair Clark, University of the West of England

Rosana Maria César Del Picchia de Araujo Nogueira, Doutora em Educação e Ciências Sociais pela PUC/SP; professora da Faculdade Anhanguera de Osasco e da FATEC Carapicuíba

Maria Helena Morgani de Almeida, Faculdade de Medicina-USP resumo

Luiz Fernando Bicchioni, Motoboy, Líder do Projeto MotoAnjos (Cidade do Conhecimento)

Intervenções de Lisa Gansky, Heloisa Primavera e Michael Gurstein

Moderadora: Tamara Vivian Katzenstein, Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais – PPMPA, ECA-USP

DEBATES

Quarta-feira

23/03

16h30min

Local: Casa de Cultura Japonesa

Economia do Conteúdo: Mercado, Educação e Cultura

Julio Lucchesi Moraes (FFLCH-USP)

Alexandre Sayad (ColégioBandeirantes)

Thais Barros (Cidade do Conhecimento)

Reinaldo Pamponet – It’s Noon

Quinta-feira

24/03

16h:30min

Local: Casa de Cultura Japonesa

Cidades Criativas: Negócios, Tecnologia e Política

Diogo Dutra (Caos Focado)

Vitor Blotta (Direito-USP)

Sônia Paschoal (Cidade do Conhecimento)

Marcia Moura (UNITAU)

Martin Restrepo (Editacuja)

Cecilia Lotufo (Movimento Boa Praça)

Sexta-feira

25/03

9h

Local: Auditório Oswaldo Fadigas

TICs e Cooperação Internacional – Oportunidades entre União Européia e América Latina (Sessão Especial Conjunta dos Consórcios FORESTA e PRO-IDEAL)

Nestor Bercovich, CEPAL – ONU

Gilson Schwartz (ECA), Moacir Martucci (POLI)

José Roberto Amazonas (POLI), Paulo Egler (B.Bice)

Angel Landabaso (UE), Yolanda Ursa (PRO-IDEAL)

Sexta-Feira

25/03

16h30min

Local: Auditório Oswaldo Fadigas

Da Mais-Valia ao Mais-Gozar: Economia da Atenção Digital

Eugenio Bucci (ECA-USP e ESPM)

Gilson Schwartz (Cidade do Conhecimento, PGT, PRO-IDEAL)

Jorge Forbes (IPLA, USP)

Mais informações: cidade@usp.br