Acessibilidade, Diversidade e Justiça são os motes do ciclo para pensar, fazer e brincar
“São Paulo Play Week” marca os 18 anos da “Cidade do Conhecimento” e seus 10 anos de parceria com a rede mundial “Games for Change” na América Latina.
Lançamento de “Purposyum, Desafios da Justiça”, jogo não-digital premiado pela “United Nations Office on Drugs and Crime” (UNODC) em 2018, criado e desenvolvido com alunos da ETEC Parque da Juventude e o Centro Paula Souza.
O evento inaugura a rede “UAIFAI” (Universalidade Aberta à Imaginação, à Fantasia e às Artes da Invenção), projeto selecionado pelo programa InovaGrad da Pró-Reitoria de Graduação e SEBRAE em parceria com o Departamento de Artes Cênicas da ECA e também o início do projeto “Coventry UK City of Culture 2021” patrocinado pela CAPES-PRINT-USP com uma “Senior Visiting Fellowship” no King´s College de Londres, na Universidade de Coventry e na Universidade de Warwick no Reino Unido em 2019 e 2020.
Parcerias Estratégicas com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, com a Coordenação de Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e com a SP Negócios – um evento inédito no calendário criativo da maior cidade da América do Sul.
Apoio: United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC) e Pró-Reitorias de Graduação (Inovagrad/SEBRAE), Pós-Graduação (CAPES PRINT), Pesquisa (Seminário Estratégico), Reitoria e Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.
Curadoria: Gilson Schwartz, Professor Livre-Docente do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes e do Programa Interdisciplinar “Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades” do Núcleo de Pesquisa Diversitas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Criador e Coordenador do grupo de pesquisa “Cidade do Conhecimento” desde 1999.
Quando: 28/11 a 8/12
Onde: Universidade de São Paulo (Campus Butantã, USP) e PUC-SP (Campus Marquês de Paranaguá)
Criação de Games, Jogos e Brinquedos
Iniciativa da rede mundial “Games for Change” na América Latina em parceria com o grupo de pesquisa “Cidade do Conhecimento” da USP, a “São Paulo Play Week” é o primeiro evento brasileiro a celebrar e promover a Era Lúdica.
Pensar, Fazer e Brincar são os três eixos de participação em palestras, oficinas, vivências, “game jams”, mini-cursos e sessões de “pitching” para “start-ups” voltadas à criação de games, jogos e brinquedos.
Prioridade: Aprendizes, Estudantes e Professores de Ensino Médio, Técnico e Superior
Terão prioridade nas inscrições os estudantes e professores de ensino médio e técnico, ensino superior e aprendizes em projetos do terceiro setor.
Numa época marcada pelas polarizações políticas, pelos conflitos internacionais e por uma incerteza angustiante sobre o futuro do trabalho, do lazer e das indústrias criativas, a “SP Play Week” celebra o caráter lúdico, interativo e participativo de games, jogos e brinquedos que colocam em primeiro lugar a criatividade, a acessibilidade, a diversidade e a promoção da Justiça.
O evento marca o lançamento do jogo não-digital “Purposyum”, selecionado pela United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC) em parceria com a UNESCO entre dez jogos de todo o mundo que integram a campanha “Educação para a Justiça”. O jogo foi concebido e produzido por alunos da ETEC Parque da Juventude com a mediação de pesquisadores e consultores do grupo de pesquisa “Cidade do Conhecimento” da USP.
Maratona de 10 dias inaugura plataforma de moedas criativas
Todos os participantes nas atividades que acontecem no campus Butantã da USP e Marquês de Paranaguá da PUC-SP, entre os dias 28 de novembro e 8 de dezembro, serão creditados com a “Moeda da Paz” – trata-se de moedas digitais (ou “criptomoedas”) que serão convertidas em premiações ao longo de 2020, como a participação no Festival Games for Change em junho, em Nova York.
Quem pode participar?
Estudantes do Ensino Médio, Técnico, Ensino Superior e aprendizes em projetos do Terceiro Setor assim como seus professores, mentores e mediadores culturais estão convidados a participar com preferência nas inscrições.
Alunos de escolas públicas e com necessidades especiais terão vagas reservadas após processo seletivo.
Inscreva a sua Escola!
Conheça os requisitos, mobilize professores, colegas e técnicos em todas as áreas pedagógicas da sua Escola e faça parte da maior mobilização lúdica da história educacional brasileira.
O acesso é LIMITADO aos participantes com inscrição confirmada pelo menos 48 horas antes da atividade.
Não serão aceitas inscrições no local das atividades, portanto conheça o programa e faça sua reserva!
PROGRAMA
28 de novembro
II Seminário sobre os Impactos da Transformação Digital
Auditório do Instituto de Relações Internacionais, USP
28 a 30 de novembro
VI Forum Acadêmico de Estudos Lúdicos
Departamento de Cinema, Rádio e TV, Escola de Comunicações e Artes, USP
2 de dezembro
Monetização Lúdica em Cidades Criativas
Instituto de Estudos Avançados, USP
3 de dezembro
Auditório do Instituto de Relações Internacionais
3 de dezembro
Cidades Lúdicas (“Playable Cities”)
Auditório do Núcleo de Pesquisa em Tecnologias para Arquitetura e Urbanismo
4 de dezembro
Auditório da Casa de Cultura Japonesa da USP
5 a 7 de dezembro
VII Festival Games for Change América Latina
Auditório da Casa de Cultura Japonesa
5 de dezembro
Sala Multimídia da Casa de Cultura Japonesa da USP
5 de dezembro
Auditório do Instituto de Relações Internacionais (vagas limitadas, transmissão online)
6 de dezembro
TalkB4 + UniDiversidade das Kebradas
Auditório do Instituto de Relações Internacionais
7 de dezembro
Game Jams, Play Testes, Vivências Lúdicas, Gamificação Existencialista
CEPEUSP e PUC-SP
Deixar Um Comentário
Você precisa estar logado para postar um comentário.